PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES

DISCENTE : JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES
DATA : 04/11/2021
LOCAL: online

CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TEMPOS DE PANDEMIA

Pandemia, Livro Didático, Ensino de Ciências.

Em virtude da pandemia da Covid-19 e das outras pandemias vivenciadas pela população global, e seus incrementos nos diferentes campos da sociedade, em específico na educação, levando em consideração um dos principais recursos pedagógicos da sala de aula, o livro didático. A presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar quais e como os conteúdos do livro didático de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental, podem contribuir para a compreensão da pandemia de COVID-19. Para desenvolver o trabalho foi analisada a coletânea Araribá Mais Ciências, disponibilizado PNLD, fornecido para as escolas das redes municipais de Penedo – AL, abrangendo os anos de 2020 a 2023. Em que foram estudados os livros do 6° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental anos finais.  Sendo uma pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa utilizando a análise de conteúdo de Bardim (2016), em que foram analisados os recortes dos livros didáticos, junto com os quadros que destacavam as abordagens educacionais para averiguar o objeto de estudo. Por fazer uma ligação entre os contextos educacionais e sociais a pesquisa está embasada nos pressupostos da pedagogia da liberdade, conforme as ideologias de Paulo Freire. Com a pesquisa foi possível ressaltar a importância do livro didático e dos planejamentos de aula para trabalhar o tema gerador, pandemia. Destacando que, o livro do 6° ano apresentou o tema de maneira indireta, por meio das orientações didáticas direcionadas ao professor. O do 7° ano foi o que mais proporcionou saberes referentes a pesquisa, por estudar a classificação dos seres vivos. O livro 8° ano também trouxe a sua contribuição ao tema, com o estudo do sistema imunitário. Já o do 9° ano não apresentou uma ligação à questão central da pesquisa.  De maneira geral a coleção faz elos com o tema pandemia, mas deveria explorar mais um pouco no que se refere ao conteúdo e a sua abordagem didática, já que a escola tem um papel primordial na propagação do conhecimento científico em específico, no que se refere a saúde pública. Espera-se que a pesquisa venha abrir alas para futuros trabalhos que tragam a importância da Ciência para saúde da sociedade, ressaltando a importância do livro didático também, pois mesmo com a era tecnológica, este recurso pedagógico ainda assume um papel fundamental para os professores e estudantes. E que também venha trazer reflexões para o professor de Ciências, no que se refere aos recursos e aspectos pedagógicos utilizados na sala de aula.

Presidente - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externa ao Programa - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 10:34