PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTINÉIA MACÁRIO DE FARIAS

DISCENTE : RUTINÉIA MACÁRIO DE FARIAS
DATA : 25/10/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE INVENÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS DAS MULHERES NEGRAS: CONTRIBUTOS PARA UMA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA

Mulheres negras; Invenções Científico-tecnológicas; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática; Ensino Antirracista

Esse estudo se concentrou no desenvolvimento de um produto técnico-tecnológico no formato de uma sequência didática. Essa teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir das invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o de ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, delineamos os seguintes objetivos: a) explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; b) mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; c) desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Para a realização desses objetivos, realizamos um estudo teórico-bibliográfico acerca do epistemicídio dos saberes produzidos por mulheres negras no campo das Ciências e desenvolvemos uma sequência didática que, em função das condições objetivas impostas pela Pandemia do COVID-19, não foi possível aplicar. Contudo, a exploramos enquanto potência didático-epistemológica com vistas à construção de um pensamento pedagógico antirracista. Tratam-se de ideias que, uma vez ajustadas a realidade de cada contexto escolar e/ou universitário, pode contribuir para a formação de consciências antirracistas e antissexistas.

Presidente - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externo à Instituição - CLÁUDIO GALVÃO DE SOUZA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 08:35