DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS DE ENSINO BASEADAS EM INVENÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS DE ORIGEM AFRICANA E AFRODIASPÓRICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mancala; Invenções Científico-Tecnológicas; Matemática antirracista
Esse estudo lança luzes sobre as contribuições da pesquisa em Ensino de Matemática no Brasil no combate ao epistemicídio e à expropriação de saberes afro-latino-americanos. Tem-se por objetivo geral investigar as potencialidades de invenções científico-tecnológicas africanas e/ou afro-diaspóricas para o desenvolvimento de práticas de ensino de matemática antirracistas no contexto dos anos iniciais. De modo específico, tem-se por objetivos: analisar os perigos epistemológicos da narrativa hegemônica de uma história única eurocêntrica, masculina e cis-hetero-normativa; explorar invenções científico-tecnológicas de origem africanas e/ou afro-diaspóricas, que problematizam o epistemicídio de saberes matemáticos antirracistas; avaliar os limites e potencialidades do jogo mancala para o combate ao epistemicídio do povo Afro-Latino-Americano e para o ensino de saberes matemáticos ancestrais. No sentido da efetivação dos objetivos traçados, o estudo proposto se assenta no lastro teórico-filosófico e teórico-sociológico dos estudos interseccionais de gênero, raça e classe. Do ponto de vista metodológico, trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória com foco no desenvolvimento de uma sequência didática. Essa sequência enquanto produto técnico-tecnológico, tem por objetivo geral investigar as potencialidades de invenções científico-tecnológicas africanas e/ou afro-diaspóricas para o desenvolvimento de práticas de ensino de matemática antirracistas no contexto das séries iniciais.