PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: GLEBER GLAUCIO DO NASCIMENTO SOARES DA SILVA

DISCENTE : GLEBER GLAUCIO DO NASCIMENTO SOARES DA SILVA
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Plataforma virtual

O USO DO APLICATIO WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MATEJAZAP NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTUDO DE MATRIZES

MatEJAZap; Ensino e aprendizagem; Matrizes; Educaçãode Jovens e Adultos.

A presente pesquisa trata do uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta matejazap na educação de jovens e adultos (eja) no estudo de matrizes, com o objetivo de investigar as contribuições do uso do aplicativo whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática com a utilização da ferramenta MatEJAZap na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, nos estudos de matrizes. Neste contexto, exercitamos a construção do conceito de matrizes, em ambientes de maneira alternadas, sendo o primeiro em sala de aula, no qual tratamos de trabalhar os conteúdos desenvolvidos de acordo com o planejamento realizado em conjunto com os professores de matemática da instituição de ensino e o segundo momento, o ambiente virtual no WhatsApp, onde promovemos diálogos, interação e interatividade dos estudantes no sentido de obter uma aprendizagem significativa. A estrutura da dissertação é composta por três capítulos norteadores, sendo o primeiro capítulo intitulado de Apresentação e os outros, sendo artigos para publicações, assim discriminados: 2) Ferramenta MatEJAZap como estratégia do Ensino de Matemática; 3) A utilização do WhatsApp para ensino de matrizes: um estudo de caso na Educação de Jovens e Adultos. O primeiro capítulo trata da minha trajetória como professor da educação básica nos primeiros anos de docência e relato da minha evolução como pessoa e meus caminhos para me tornar um professor pesquisador. Neste capítulo também apresento a organização da dissertação (Multipaper), no qual tem um estudo da sua estrutura de modo geral de que é composta por uma sequência de capítulos sendo uma coletânea de artigos publicáveis e estes podem ser uma colaboração com vários autores e que até o ato da defesa, os artigos prontos para submissão ou já submetidos ou aceitos para publicação. Ainda nesse capítulo apresento a problematização e objetivos da pesquisa, que neste sentido, investiga a contribuição e o uso do aplicativo WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem com a utilização da ferramenta MatEJAZap na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estudo de Matrizes. O segundo capítulo, que será o primeiro artigo, intitulado Ferramenta MatEJAZap como estratégia no ensino de Matemática que demonstra a utilização do aplicativo WhatsApp com a ferramenta MatEJAZap como estratégia de ensino de matemática como possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem dos estudantes, no qual as interações que venham a ocorrer possam contribuir de forma a favorecer as futuras ações pedagógicas com o uso do WhatsApp. Para essa pesquisa optamos por uma metodologia mista de cunho quali-quantitativa da pesquisa-ação, que surgiu da necessidade de superar a lacuna entre teoria e prática. O terceiro capítulo, que será o segundo artigo, intitulado a utilização do WhatsApp para o ensino de Matrizes: um estudo de caso na educação de jovens e adultos no qual vem a utilizar o WhatsApp para trabalhar o conteúdo de Matrizes na área de conhecimento de Matemática mediante as condições que a ferramenta MatEJAZap possibilita no ensino e aprendizagem dos estudantes, por uma concepção que faz com que o professor-pesquisador tenha uma maior interação e interatividade, desenvolvendo assim uma matemática mais voltada para a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. Teve um percurso metodológico que abrangeu a abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso para tal fim e que apresentamos também um autoavaliação realizada pelos estudantes que está inserido dentro da ferramenta MatEJAZap. Como produto final apresenta um guia de todo o processo de construção da ferramenta MatEAZap e as possibilidades de ensino e aprendizagem, trazendo todos os documentos e aplicativos utilizados durante todo o processo. Concluímos, portanto, que foi importante e gratificante o uso da ferramenta durante as atividades propostas e conforme os resultados apresentados, recebemos a avaliação dos estudantes, que foi positiva referente à ferramenta MatEJAZap enquanto possibilidade de interação, participação dos alunos e aprendizagem de conteúdos, já que a maioria destacou que a ferramenta foi eficiente na forma como abordou os conhecimentos matemáticos. Seguimos na expectativa de que novas pesquisas sejam desenvolvidas, focando as possibilidades e limitações do trabalho com ferramentas digitais.

Interno - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interno - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo à Instituição - JÔNATHAS DOUGLAS SANTOS DE OLIVEIRA - CEFET-MG
Notícia cadastrada em: 28/10/2021 09:39