PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: JAMILLY SOUZA TENORIO

DISCENTE : JAMILLY SOUZA TENORIO
DATA : 21/01/2022
LOCAL: webconferencia google meet

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DA PRODUÇÃO CERAMISTA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DO QUILOMBO DOS PALMARES- AL NA SALA DE AULA

Etnomatemática. Comunidade Remanescente Quilombola. Educação Matemática.

Esta dissertação faz discussão sobre os conhecimentos da matemática desenvolvida e utilizada na produção de artesanato da comunidade quilombola do Múquem e sua aplicação na sala de aula da educação básica por meio dos estudos do Programa da Etnomatemática. Tem-se como objetivo geral analisar a influência dos conhecimentos da comunidade quilombola e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem da matemática na região em que ela está inserida. Como um dos objetivos específicos, procurou-se identificar as práticas e os saberes matemáticos que estão presentes na produção ceramista da comunidade e sua relação na sala de aula. Fundamentada na metodologia por estudo de caso com abordagem qualitativa, alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II e artesãs da comunidade do Muquém, são sujeitos envolvidos na pesquisa. Para coletar os dados utilizamos entrevistas, filmagens, registros fotográficos, observações, gravações de áudios, diário de bordo da pesquisadora, questionários, atividades diagnósticas, entre outros. Na análise de dados utiliza-se Análise de Conteúdo por Bardin (2011) e categorias de análises baseadas no conhecimento matemático cultural, conhecimento prévio do aluno, implementação das Histórias em Quadrinhos, aprendizagem e desempenho. Por meio dos resultados, edificou-se o Produto Educacional Uma viagem pela Etnomatemática a ser apresentado como uma proposta de ação pedagógica aos professores de matemática. O estudo contribuiu para as reflexões de ensino do professor de matemática, no avanço didático e valorização do conhecimento cultural quilombola e demostrou que a relação dos conhecimentos matemáticos culturais e usuais facilitam a compreensão dos alunos na relação de teoria e prática do conhecimento.

Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ODALÉA APARECIDA VIANA - UFU
Externa à Instituição - REGINA MARIA DE OLIVEIRA BRASILEIRO - IFAL