PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA DAYANE SILVA ARAUJO

DISCENTE : PAULA DAYANE SILVA ARAUJO
DATA : 08/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual

CIÊNCIA NA LITERATURA DE CORDEL: UMA INVESTIGAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES PRODUZIDAS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Literatura de Cordel. Ensino de Ciências. Química. Representações.

Este trabalho centra-se no diálogo entre a Literatura de Cordel e a Educação em Química. Conforme Johnstone (2000), a Química é caracterizada por três níveis de representação que exigem uma elevada atenção dos estudantes para sua efetiva compreensão: macroscópico, submicroscópico e simbólico. Sobre a Literatura de Cordel, nos pautamos nos estudos de Abreu (1999), Chartier (1988) e Brasil (2018).  Com uma abordagem qualitativa, o objetivo principal foi investigar representações produzidas por estudantes de licenciatura em Química a partir da leitura de um texto de. Para analisarmos os contributos de textos desse gênero literário a Teoria adotada foi a dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1987), a qual explicita que as representações mentais podem ser proposicionais, analógicas, ou um modelo mental. A pesquisa, porém, se deteve a buscar promover e analisar representações proposicionais e analógicas apenas, e o Produto Educacional é um livreto de Cordel, o qual foi aplicado em uma turma de licenciandos em Química da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Arapiraca. Com a análise dos dados constatamos que quanto mais esse tipo de gênero textual é utilizado em sala de aula, mais facilmente o aluno pode compreender situações e contextos similares ao que o texto aborda, até chegar a um ponto de que ele possa ter modelos mentais correspondentes. Mas também identificamos que a estrutura do Cordel pode dificultar a explicação de conceitos.

Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo à Instituição - RAFAEL CAVA MORI - UFABC
Notícia cadastrada em: 18/01/2022 15:19