PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADÉLIA CARLA VERTANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADÉLIA CARLA VERTANO DA SILVA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: Plataforma virtual

Gerenciamento de resíduos orgânicos como “Tema Gerador” na promoção do ensino de ciências

Gerenciamento de resíduos; tema gerador; desperdício.

Cerca de 98,8% municípios brasileiros possuem coleta domiciliar de resíduos e apenas 38,1% apresentam coleta seletiva, além disso as prefeituras gastam em média R$ 130,47 para o manejo de resíduos sólidos de acordo com o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos. Sendo as escolas espaços de formação e também de produção de resíduo este trabalho tem por objetivo entender quais contribuições a utilização do tema gerador “Gerenciamento de Resíduos Orgânicos” pode fornecer no processo de ensino de ciências. Desenvolvido por meio da aplicação de uma sequência didática interdisciplinar aplicada numa escola de tempo integral. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, diário de bordo e observação participante. Tendo como abordagem pesquisa-ação e a pesquisa feita de forma qualitativa. As ações foram aplicadas em duas turmas uma de 1º e outra de 2º ano do ensino médio. O produto educacional se mostrou eficiente pois demonstrou aproximação dos objetos de conhecimento propostos com os esperados, bem como a aplicação dos conhecimentos aprendidos com a vida cotidiana.

Interna - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Presidente - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Externa à Instituição - SONIA SALGUEIRO MACHADO - UFAL
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 12:06