PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: BARBARA MARIA SANTIAGO NUNES

DISCENTE : BARBARA MARIA SANTIAGO NUNES
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Sala Virtual do Google Mett

ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma proposta hibrida com Raciocínio Lógico Matemático

Palavras-chave: Elaboração; Resolução de problemas; Sala de aula invertida; Raciocínio lógico; Associações lógicas

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da elaboração e resolução de problemas matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio da sala de aula invertida com alunos do Ensino fundamental. A elaboração e resolução de problemas foi aplicada como uma metodologia a partir dos estudos de Onuchic; Allevato (2011), entre outros; para consolidar os aspectos do ensino híbrido Bacich; Neto; Trevisani (2015) utilizamos como modelos a sala de aula invertida embasada nos aspectos teóricos propostos por Bergman; Sams (2018). Essa pesquisa tem caráter qualitativo fundamentada nos estudos Creswell (2010), com abordagem de pesquisa intervenção descrita por Teixeira; Neto (2017) que foi desenvolvida em uma escola particular de Maceió/AL, com vinte estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Para a coleta de dados, foi utilizada de observação individual e não participante conjugada com outras técnicas de pesquisa, como a aplicação de questionários com caráter avaliativo, discussão em grupo, gravação do áudio e vídeo das atividades para que seja feita transposição de falas dos participantes durante as etapas realizadas em sala e as expressões observadas durante o processo. Para a análise de dados, utilizou-se Bardin (1977) com a determinação de categorias de análise. Os principais resultados apontaram que a SD proporcionou o desenvolvimento do Raciocínio lógico matemático dos participantes, estimulando-os a participar ativamente da construção do conhecimento desenvolvendo a autonomia, criatividades e organização do pensamento matemático. Espera-se contribuir para o fortalecimento da prática significativa em sala de aula por parte dos professores de matemática, com atividades que estimulem o aluno a utilizar a criatividade e o raciocínio lógico matemático.

Interno - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Interna - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Interna - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Externa à Instituição - NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA - UNEAL