PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS

DISCENTE : MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS
DATA : 01/04/2022
LOCAL: Sala Virtual

TECNOLOGIAS MÓVEIS E UBÍQUAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

Tecnologias Móveis e ubíquas, Educação Financeira Escolar, Educação Matemática, Mobile Learning, Aplicativo, E-futuro.

O presente trabalho objetiva analisar como as tecnologias móveis e ubíquas podem contribuir no ensino de Educação Financeira Escolar na perspectiva do mobile learning a fim de potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aulas de Matemática. Nesse sentido, procuramos resposta para o seguinte questionamento: Como as tecnologias móveis e ubíquas podem contribuir no ensino de Educação Financeira Escolar na perspectiva do mobile learning a fim de potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aulas de Matemática? Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos norteadores, refletir sobre o uso das tecnologias móveis e ubíquas no ensino de Educação Financeira Escolar, discutir sobre as possibilidades de integração das tecnologias móveis e ubíquas e sua relevância para o ensino de Educação Financeira Escolar, compreender de que modo os alunos (re)significam seus saberes sistematizados sobre Educação Financeira Escolar e suas implicações na interação entre as atividades desenvolvidas e propor um aplicativo que vise estimular a Educação Financeira Escolar para mobilização de saberes que envolvem a temática. A pesquisa foi desenvolvida baseada na intervenção pedagógica, numa abordagem qualitativa. Durante a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, registro das interações por meio da fotografia e utilização de diário de bordo. Os 18 sujeitos envolvidos fazem parte do grupo escolar pertencente ao 5º ano do Ensino Fundamental 1, no turno matutino, de uma escola municipal de Rio Largo-AL. Diante da pesquisa concluída, constatamos que os alunos conseguiram refletir sobre as situações da educação financeira escolar vislumbrando sua aplicabilidade no dia a dia, além de, permitir a compreensão sobre os aspectos singulares do consumismo despertando o interesse pelo ato de poupar e criar planos. A partir da metodologia aplicada com o manuseio do App permitiu novas oportunidades de aprendizagem sobre a temática por meio da interação e participação dos sujeitos nas diversas etapas dos jogos criados no ambiente virtual. Essa interface introduz ao aluno que, a aprendizagem supera o espaço físico da escola e pode ser acessada a qualquer momento devido ao interesse desse sujeito. Nesse sentido, reconhecemos a contribuição do aplicativo na aprendizagem dos alunos, evidenciando que as Tecnologias Móveis contribuem na construção do saber de maneira colaborativa.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interna - 1049316 - CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
Externa à Instituição - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 10:42