PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA LIMA GOMES

DISCENTE : RAFAELLA LIMA GOMES
DATA : 06/04/2022
LOCAL: sala remota Google Meet: meet.google.com/ybi-dfau-tno

UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: NA TRILHA DA DIVISÃO CELULAR

Mitose, Meiose, ferramenta didática.

O ensino de Biologia tem apresentado muitos avanços no que concerne as estratégias didáticas para o ensino de seus conteúdos, o que contribui de maneira significativa para o aprendizado dos estudantes. O conteúdo de divisão celular, por exemplo, é de grande relevância para o ensino da Biologia, sendo fundamental para compreensão de diversas temáticas e áreas dessa disciplina. A motivação para escolha dessa temática deve-se ao fato desse conteúdo trazer dificuldades para sua transposição e até mesmo aprendizagem, por se mostrar extenso (devido as fases da mitose e meiose) e pelas metodologias geralmente utilizadas em sala de aula, resumidas em tradicionais e pouco lúdicas. O objetivo desse trabalho é analisar a aprendizagem dos discentes do 1º ano do Ensino Médio acerca do conteúdo de divisão celular, de forma a instigar a curiosidade e ampliar os conhecimentos dos participantes das atividades. O público alvo será estudantes de uma turma do 1ºano do Ensino Médio Integral da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, localizada na Cidade de Petrolândia – PE. No tocante a estrutura do texto para qualificação, esse trabalho foi disposto na forma de três capítulos, sendo eles, a fundamentação teórica, os procedimentos metodológicos e o Produto Técnico Tecnológico, além de um artigo, que foi uma Revisão Sistemática de Literatura. A fundamentação teórica buscou trazer discussões entre autores sobre o tema da pesquisa, dentre os tópicos citados na fundamentação tem-se: O Ensino de Divisão Celular, Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e o Ensino de Ciências e Conhecimentos prévios e os mapas conceituais. No primeiro artigo foi elabora uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com o intuito de analisar estratégias didáticas para o ensino do conteúdo de divisão celular, propostas para o Ensino Médio. A investigação ocorreu por meio do levantamento bibliográfico, considerando artigos (periódicos), TCC e monografias publicadas em Revistas Científicas, disponíveis nas plataformas de busca do Scielo (Scientific Electronic Library Online), Scopus – Periódicos Capes e Google acadêmico, totalizando 20 artigos selecionados, entre os anos de 2010 a 2021. O segundo capítulo são os procedimentos metodológicos, que tem como objetivo primordial elencar as técnicas desenvolvidas na pesquisa para sua melhor execução. Por fim, o terceiro capítulo, que foi o livro-jogo, com o objetivo de oportunizar de maneira lúdica a aprendizagem dos estudantes para os processos de mitose e meiose. O projeto está de acordo com as normas prevista pela Plataforma Brasil e foi aprovado pelo comitê de ética com o parecer consubstanciado CEP de número: 5.069.415 e CAAE: 48691621.0.0000.5013.

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO DE SOUZA POLETTO - UENP
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 11:30