PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES
DATA : 27/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual - https://meet.google.com/aav-pvjw-hzd
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ESTUDO DA PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia, Livro Didático, Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A Pandemia da Covid-19 e outras pandemias vivenciadas pela sociedade causaram inúmeras
interferências em diversos setores da sociedade, sobretudo na Educação. Nesta investigação
analisamos as potencialidades de Livros Didáticos de Ciências para viabilizar discussões e
promover conhecimento nas aulas de Ciências a respeito desta temática- Pandemias. O objetivo
principal consistiu em analisar quais e como os conteúdos do Livro Didático de Ciências, para
os anos finais do Ensino Fundamental, podem contribuir para a compreensão da Pandemia da
COVID-19. Para desenvolver o trabalho foram analisadas três a coleções: Araribá Mais
Ciências, Teláris Ciências e Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano disponibilizadas
pelo PNLD, fornecidas para as escolas das redes municipais de Alagoas, abrangendo os anos
de 2020 a 2023, especificamente dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano).
Seguindo a sistemática de uma pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa, os dados
desta investigação foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardim (2016). Foram
analisados os recortes dos Livros Didáticos e os quadros que destacam as abordagens
educacionais para averiguar o objeto de estudo, os quais estão relacionados aos contextos
sociais, por isso a pesquisa está, também, embasada nos pressupostos da Pedagogia Histórico
Critica. Com a pesquisa foi possível ressaltar a importância do Livro Didático e dos
planejamentos de aula para trabalhar o tema gerador, Pandemia. Fazendo uma análise
comparativa geral das três coleções, foi possível observar que a coleção Teláris Ciências foi a
que apresentou uma maior contextualização referente a abordagem do conteúdo e dos recursos
visuais e didáticos, além disso, apresentou mais aspectos da pedagogia histórico crítica,
destacando aspectos sociais que devem ser trabalhados em sala de aula. Espera-se que esta
investigação gere inquietações e possa contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos
que abordagem a importância da Ciência para saúde da sociedade, ressaltando o papel do Livro
Didático como aliado do trabalho docente, no contexto educacional, sendo este, ainda, um dos
principais recursos utilizado em sala de aula para construção de saberes científicos, mesmo com
a ascensão dos aparelhos digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Interna - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externa ao Programa - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 13:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 14:17