PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS

DISCENTE : MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS
DATA : 05/08/2022
LOCAL: Sala Virtual

TECNOLOGIAS MÓVEIS E UBÍQUAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

Tecnologias Móveis e ubíquas, Educação Financeira Escolar, Educação Matemática, Mobile Learning, Aplicativo, E-futuro.

O presente trabalho objetiva analisar como as tecnologias móveis e ubíquas podem contribuir no ensino de Educação Financeira Escolar (EFE), na perspectiva do mobile learning (m-learning), a fim de potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aulas de Matemática. Nesse sentido, procuramos resposta para o seguinte questionamento: como as tecnologias móveis e ubíquas podem contribuir no ensino de EFE, na perspectiva do m-learning, a fim de potencializar o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aulas de Matemática? Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos norteadores refletir sobre o uso das tecnologias móveis e ubíquas no ensino de EFE, discutir sobre as possibilidades de integração das tecnologias móveis e ubíquas e sua relevância para o ensino da temática, compreender de que modo os alunos (re)significam seus saberes sistematizados sobre a EFE e suas implicações entre as atividades desenvolvidas e propor um aplicativo que vise estimular o conhecimento na área para mobilizar saberes que envolvem a temática. A pesquisa foi desenvolvida baseada na intervenção pedagógica, através da metodologia qualitativa, com aplicação de atividades semiestruturadas a partir da demanda relatada pelos alunos, ou seja, as atividades na plataforma e-futuro foram construídas a partir dos discursos dos alunos. Foram 4 momentos com as seguintes atividades: Quizz - A História do Dinheiro, Trilha do Valor das Coisas, Caça- Palavras (usando melhor o dinheiro) e Curtida do Saber. Durante a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, registro das interações por meio fotográfico e utilização do diário de bordo. Os 18 sujeitos envolvidos fazem parte do grupo escolar e pertencem ao 5º ano do Ensino Fundamental I, do turno matutino, de uma escola municipal de Rio Largo-AL. Diante da pesquisa concluída, constatamos que os alunos conseguiram refletir sobre as situações da EFE e vislumbraram sua aplicabilidade no dia a dia, além da compreensão sobre os aspectos singulares do consumismo e despertarem o interesse pelo ato de poupar e criar planos. A partir da metodologia aplicada, o manuseio do APP permitiu novas oportunidades de aprendizagem sobre a temática, por meio da manipulação e participação dos sujeitos nas diversas etapas dos jogos criados no ambiente virtual, além da intervenção pedagógica mediante a realização dos desafios e escuta das falas dos alunos.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interna - 1049316 - CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
Externa à Instituição - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 10:54