GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO TEMA GERADOR NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras – chave: Gerenciamento de resíduos, tema gerador, desperdício.
RESUMO
Cerca de 98,8% dos municípios brasileiros possuem coleta domiciliar de resíduos e apenas 38,1% apresentam coleta seletiva. Além disso, de acordo com o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos, as prefeituras gastam em média R$130,47 para o manejo deste material. Material, o qual, é também composto pelo que é produzido pelas escolas públicas. Devido a este cenário, o presente projeto de pesquisa de mestrado teve como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática (SD) interdisciplinar com o tema gerador “Gerenciamento de Resíduos Orgânicos” em uma escola pública de ensino integral para observar as contribuições no ensino-aprendizagem de Ciências, e para contribuir, adicionalmente, para um processo de redução de desperdício. A pesquisa teve como público alvo os alunos de uma turma do 1º e uma do 2º ano do ensino médio, sendo desenvolvida em uma abordagem de pesquisa-ação e de cunho qualitativo. A coleta de dados realizada durante a aplicação da SD foi obtida por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas, grupo focal, diário de bordo e observação participante. Sendo possível concluir que a sequência didática é eficiente porque aproxima objetos de conhecimento propostos com os esperados, bem como a aplicação dos conhecimentos aprendidos com a vida cotidiana.