PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: WILLIAM CARLOS MARINHO FERREIRA

DISCENTE : WILLIAM CARLOS MARINHO FERREIRA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Sala 202

USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Aprendizagem Significativa. Sequência Didática. Mapas Conceituais. Termoquímica. TDIC.

A escola exerce papel fundamental no tocante ao desenvolvimento do pensamento crítico, com a finalidade de que os estudantes adquiram conhecimentos específicos da ciência e também consigam relacionar esses conteúdos com aspectos de natureza econômica, social, política e ambiental. Segundo os documentos oficiais, o ensino de química tem como principal função preparar os estudantes para que eles possam tomar suas decisões em situações problemáticas, contribuindo para o desenvolvimento deles enquanto pessoas humanas e cidadãos. Sendo assim, o estudo dos conceitos da termoquímica favorece o desenvolvimento de competências para que os educandos compreendam o uso e a produção em diversos fenômenos e possam interpretá-los, assim como avaliar e julgar os riscos e benefícios da utilização de diferentes formas de energia, interligando o conhecimento com outras áreas de conhecimento, promovendo assim a interdisciplinaridade. A contextualização no ensino de química pode possibilitar um melhor entendimento entre o conhecimento específico, os problemas relacionados ao dia a dia dos alunos e a sociedade. A abordagem CTSA, nas práticas educativas, proporciona o desenvolvimento de habilidades nos alunos que possibilitam a compreensão do papel do homem na natureza, inserindo, dessa forma, o aluno no contexto social, contribuindo para sua formação de cidadão crítico e responsável. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) traz a possibilidade de flexibilização das técnicas educacionais, tornando os ambientes escolares cada vez mais ricos, o que, a partir de uma base sólida, permite a inserção de novas práticas pedagógicas. A utilização e a influência das tecnologias são uma realidade cotidiana em muitas situações, a maioria dos alunos já está habituada à diversidade de aparelhos, tais como computadores, tablet, smartphone, bem como a uma diversidade de aplicativos conectados à rede de internet. Eles estão crescendo com a influência desses equipamentos tecnológicos. A sequência didática aplicada permitirá o estudo e a avaliação sob uma perspectiva processual, incluindo as fases de planejamento, aplicação e avaliação. A SD foi aplicada para 20 alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Expoente e Cursos, localizado no bairro Feitosa, em Maceió – AL. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aprendizagem significativa dos educandos, por meio de uma sequência didática (SD) de ensino, a qual utilizou recursos audiovisuais como ferramenta de estudo para o ensino-aprendizagem de química relacionado ao conteúdo de termoquímica. Dessa forma, trouxe o enfoque CTSA na abordagem das atividades praticadas durante a SD, com a finalidade de aproximar a prática de sala de aula (ensino tradicional) para a realidade dos estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular. Para avaliação da aprendizagem, utilizou-se como mecanismo avaliativo a ideia dos Mapas Conceituais (MC). O resultado deste trabalho apontou uma avaliação positiva quanto à proposta da sequência didática, utilizando recursos audiovisuais: observou-se, através do instrumento de validação, que a maioria dos estudantes, em seus mapas conceituais, apresentou mais proposições conceituais ao final da pesquisa. Logo, pode-se considerar que a SD contribuiu significativamente no processo de ensino-aprendizagem, pois despertou nos alunos a motivação e o interesse pelo conteúdo de termoquímica. O produto educacional gerado a partir da coleta da aplicação dos testes foi a elaboração de uma sequência didática, contendo os testes e as orientações direcionadas aos professores sobre como trabalhar com a proposta.

Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Presidente - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Interno - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externa à Instituição - RAQUEL SOUSA VALOIS - UFPI