PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: SUZI ALVES SILVA

DISCENTE : SUZI ALVES SILVA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: CAMPUS ARAPIRACA

O POTENCIAL DOS JOGOS DA FAMILIA MANCALA PARA UM ENSINO DE MATEMÁTICA ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jogos da família mancala; Jogo awelé; Ensino de Matemática.

Este estudo emergiu da seguinte curiosidade epistemológica: “Quais as potencialidades do jogo awelé, da família mancala, para o desenvolvimento de práticas de ensino de matemática antirracistas, no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental?” Teve por objetivo geral investigar possibilidades teórico-metodológicas, para a exploração do jogo awelé no contexto de práticas pedagógicas focadas num ensino de matemática antirracista voltadas para crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. De modo específico, teve por objetivos: compreender as relações entre racismo, epistemicídio e colonialismo numa sociedade capitalista e suas repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; explorar o jogo awelé com vistas ao desenvolvimento de uma Sequência Didática que mobilize saberes matemáticos e que tenha como foco a luta antirracista; e avaliar os limites e potencialidades do jogo awelé para o desenvolvimento de propostas de ensino com foco no combate ao epistemicídio de saberes matemáticos ancestrais. Do ponto de vista metodológico, trata-se, de uma pesquisa qualitativa realizada em três etapas: Estudo Teórico-bibliográfico; Pesquisa Exploratória e Pesquisa Participante. Num primeiro momento, foi realizado um Estudo Teórico-bibliográfico acerca dos conceitos de racismo e epistemicídio e foram apresentados, no formato de relato de caso, práticas pedagógicas com temática antirracista desenvolvidas numa mesma escola da rede pública municipal de Arapiraca-AL. Na sequência, foi realizada uma Pesquisa Exploratória das potencialidades do jogo awelé para o ensino de conceitos matemáticos, numa perspectiva antirracista. Esse movimento favoreceu o desenvolvimento de uma proposta de Sequência Didática voltada para o 2º ano do Ensino Fundamental. Essa Sequência Didática foi estruturada em quatro etapas: a) 1ª Etapa: Origens, Lógica e Regras do Jogo Awelé; b) 2ª Etapa: Construindo um tabuleiro para o jogo awelé; c) 3ª Etapa: Compreendendo Regras, Estratégias e Jogando com os pares o jogo awelé;   d) 4ª Etapa: Reflexões acerca de problemas matemáticos a partir das regras e estratégias do jogo awelé. Em continuidade, foi desenvolvida uma Pesquisa Participante junto a uma turma de 21 estudantes que cursavam a disciplina “Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 2”, no primeiro semestre letivo de 2021, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Por meio da Pesquisa Participante, foi aplicada a proposta de Sequência Didática nesta turma, com as devidas adaptações em função do contexto Pandêmico da COVID-19 e da implementação do Ensino Remoto Emergencial. Com vistas à captação das concepções dessas estudantes acerca da Sequência Didática proposta, foi realizada uma entrevista coletiva semiestruturada com as 14 estudantes que estavam presentes. A entrevista foi gravada no Google Meet, transcrita e o material foi interpretado à luz da abordagem da Análise de Conteúdo. Como resultados dessas análises, foram produzidas as seguintes categorias emergentes: a) O antigo se faz novidade; b) A relação contemporânea entre a agricultura de subsistência e o jogo awelé; c) Diferentes formas, diferentes regras, diferentes estratégias de jogar; d) Valores capitalistas e anticapitalistas nos jogos awelé; e) A experiência de jogar o jogo awelé com a família; f) A experiência com o jogo awelé digital; g) Mobilização de conceitos matemáticos com o jogo awelé; h) Eu, enquanto pedagoga, usaria o jogo awelé em minhas aulas de matemática? Por fim, enquanto Produto Educacional, por meio desta investigação, foi possível desenvolver e aperfeiçoar uma Sequência Didática que tem como foco a exploração do jogo awelé com vistas a um ensino de conceitos matemáticos, numa perspectiva antirracista.

Presidente - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externa ao Programa - 1846415 - JUSCINEY CARVALHO SANTANA
Externa ao Programa - 2892212 - MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO