O LUGAR DA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS(AS) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Formação de pedagogos(as). Perspectiva CTSA. Pedagogia Libertadora. Ensino de Ciências da Natureza.
A perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é compreendida nesse estudo como a construção social da Ciência e da Tecnologia, isto é: a construção social de saberes científicos e tecnológicos que sejam não somente acessíveis popularmente, mas que impactem a vida das comunidades e da Sociedade, de forma geral. Este estudo é decorrente de uma pesquisa qualitativa com ênfase em Pesquisa-Formação e pretende investigar qual seja o lugar da perspectiva CTSA nas estruturas do processo formativo de pedagogos(as). Para tanto, realizou-se entrevista semiestruturada com os professores das disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências I e II, do curso presencial de graduação em Pedagogia, ofertado pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL), e com a técnica-formadora da SEMED-Maceió. Enquanto análise documental, somente o Projeto Pedagógico de Curso (PPC-2006) do referido curso de Pedagogia foi analisado, dada a inexistência de ementas dos programas de formação continuada para pedagogos(as) da rede municipal promovidos pela SEMED-Maceió entre os anos de 2006 a 2017. Os dados coletados nesse documento foram analisados, bem como os dados empíricos, revelados pelos sujeitos participantes da pesquisa, à luz do legado de Paulo Freire para a Educação, que tem sido amplamente aplicado ao campo da formação de professores, por apontar a crítica e a reflexão como saberes necessários à prática docente. As categorias de análise aplicadas foram i) consciência ingênua x consciência crítica, ii) os objetivos do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, iii) a perspectiva CTSA. Concluiu-se que o lugar da perspectiva CTSA é secundário e implícito no âmbito da formação inicial, por não haver clareza sobre as diferenças entre CTSA e Alfabetização Científica. No âmbito da formação continuada, o lugar dessa perspectiva é inexistente, uma vez que a própria formação continuada de pedagogos(as) para o ensino de Ciências na Rede Pública Municipal de Educação de Maceió é, também inexistente.