FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA: UMA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS DE ESTUDO INTERDISCIPLINARES
Interdisciplinaridade; Roteiros de Estudos; Pesquisa Colaborativa
Com o intuito de compreender e explorar melhor a interdisciplinaridade no ensino de ciências e na construção de roteiros de estudo durante o Ensino Remoto Emergencial, esta dissertação teve como proposta a realização de uma formação continuada colaborativa, valendo-se da dualidade pesquisa e formação que possui. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar de que maneira a formação continuada colaborativa pode auxiliar os professores de Ciências da Natureza na compreensão da interdisciplinaridade para reelaboração de roteiros de estudo produzidos durante o Ensino Remoto Emergencial. É uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008), e foi desenvolvida com professores de Ciências da Natureza de uma escola pública da rede estadual de Alagoas, em uma cidade do sertão do estado, mediante as seguintes etapas: I) encontro colaborativo; II) entrevista diagnóstica; III) entrevista reflexiva; IV) sessões reflexivas. Os resultados apontam que a pesquisa colaborativa permitiu que os professores ressignificassem o sentido de formação continuada, uma vez que entendiam inicialmente que esse processo só era formativo quando feito por mediadores de fora da escola. Através do aprofundamento teórico e trocas de experiências durante as etapas da pesquisa, ressignificaram também o sentido de interdisciplinaridade, o que os levou a uma reflexão crítica e à ação de reelaboração dos roteiros de estudo, pois constaram durante as sessões reflexivas que os roteiros produzidos durante o Ensino Remoto Emergencial possuíam mais traços de multidisciplinaridade que interdisciplinar.