O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DA ÁREA DA MATEMÁTICA A PARTIR DA PHC
planejamento, trabalho educativo, pedagogia histórico-crítica,
ensino de estatística, ciclo de alfabetização.
A presente dissertação objetivou analisar a área de conhecimento de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em particular os conteúdos de estatística da coleção Buriti mais Matemática. O estudo é uma pesquisa que se fundamenta no materialismo histórico-dialético, sendo esta do tipo documental. Apontamos em
especial que o interesse do estudo foi analisar a seção compreender informações dos livros didáticos de Matemática do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos). A discussão teve como base a teoria pedagógica histórico-crítica, as principais categorias de análise foram: o ensino de Matemática, o ensino de estatística e o
trato com o conhecimento, esta última categoria trata principalmente da organização metodológica que o professor desenvolve no ambiente escolar. A partir das observações e das análises constatamos que os livros didáticos analisados tem se dedicado a oferecer um ensino por competências e habilidades, estas que se
caracterizam por um conjunto de códigos alfanuméricos. As atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio de resolução de problemas, que apontam para o cotidiano dos estudantes. Inferimos que o caminho que os livros didáticos têm tomado baseado na BNCC são cada vez mais apressados em relação à aprendizagem do estudante. Verificamos no decorrer da análise que as habilidades e competências são quem guiam os processos de ensino e aprendizagem. O ponto de partida é sempre o mesmo, a resolução de problemas e a vida empírica do estudante. Embora, este tipo de ensino esteja cada vez mais presente nas instituições escolares, não abrimos mão de uma educação comprometida com o desenvolvimento do ser humano.