PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE MIRANDA MOTA

DISCENTE : FELIPE MIRANDA MOTA
DATA : 05/12/2022
LOCAL: VideoConferência - Google Meet

O CONTRATO DIDÁTICO EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DO ARCO DE MAGUEREZ E DA AÇÃO COMUNICATIVA NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Contrato Didático; Resolução de Problemas; Arco de Maguerez; Ação Comunicativa; Discurso Pedagógico; Matemática Financeira.

Este trabalho teve como objetivo investigar, a partir da proposição de um tipo de tarefa matemática utilizando a Resolução de Problemas sobre Matemática Financeira e o manuseio do Arco de Maguerez, as negociações, regras, rupturas e renegociações do Contrato Didático, bem como a fuga dos efeitos perversos do Contrato Didático, e as contribuições para construção de novos conhecimentos, tomando como base a Ação Comunicativa e o Discurso Pedagógico em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Elegemos como referencial a Teoria das Situações Didáticas e a noção de Contrato Didático (BROUSSEAU, 1986), a Teoria da Ação Comunicativa (HABERMAS, 1988), a Teoria do Discurso Pedagógico (BERNSTEIN, 1996), a Resolução de Problemas (PROENÇA, 2018) e a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 2015). Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2018) por meio de um estudo de caso (YIN, 2010), a qual compreendeu a análise dos fenômenos didáticos no espaço da sala de aula, considerando a contribuição da Ação Comunicativa – a partir de perguntas feitas pelo professor e pelos estudantes –, do Discurso Pedagógico, da Resolução de Problemas e do Arco de Maguerez. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação participante, videografia, gravação de áudios, questionários a priori e a posteriori e atividades contidas no Produto Educacional originado desta dissertação. De um modo geral, identificamos que as negociações do Contrato Didático não são suficientes na gestão de um saber, acontecendo rupturas e renegociações para que o ensino e a aprendizagem aconteçam. Como contribuinte para renegociação do Contrato Didático, apontamos a mediação do professor, por meio dos tipos de perguntas considerando a Ação Comunicativa e as ideias de ritmo e sequenciamento da Teoria do Discurso Pedagógico. No que diz respeito à resolução dos problemas, pontuamos a contribuição do trabalho com situações norteadoras que consideram a realidade como ponto de partida e aplicação nela (Arco de Maguerez), permitindo a leitura, a interpretação, a análise, o tratamento dos dados, os resultados e a implicância dos resultados numéricos acerca do que está sendo investigado. Entretanto, embora as funções e papéis do estudante e do professor tenham ficado claras no desenvolvimento da tarefa do tipo problema, em alguns momentos foi evidenciado que possíveis efeitos do Contrato Didático poderiam acontecer, mas que o agir do professor, fazendo a intermediação, levando os estudantes a pensarem, questionando-os e dando tempo para que realizassem as suas tarefas, foi determinante para a fuga desses efeitos. Com isso, entendemos que as situações de aprendizagem não são unilaterais, mas que, ao considerar a realidade e a ação comunicativa no trabalho com a resolução de problemas, ficando em evidência as funções do professor e do estudante por meio das negociações e renegociações do Contrato Didático, a aprendizagem pode se transformar em autônoma e espontânea. Logo, acreditamos que o desenvolvimento do estudo contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem (pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação), habilidades de alfabetização (informacional) e habilidades para a vida (flexibilidade, liderança, inciativa e produtividade).

Presidente - 1049316 - CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
Interno(a) - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - Marcelo Carlos de Proença
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 09:49