PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA
DATA : 07/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VideoConferência - Google Meet
TÍTULO:

Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta metodológica para o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira, Investimentos, UEPS, Aprendizagem Signficativa, Aprendizagem Baseada em Problemas


PÁGINAS: 430
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, uma UEPS, pautada na teoria da Aprendizagem Significativa de (Moreira, 2010, 2011, 2012) pode contribuir na construção do conceito de investimentos numa turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Maceió, no Estado de Alagoas. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada em intervenção, foi elaborada uma UEPS composta por uma sequência didática que apresenta elementos importantes para a ressignificação dos conhecimentos prévios dos estudantes em torno da temática abordada, visando desenvolver, ainda, a criticidade dos estudantes à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2001). Nesse sentido, buscou-se estimular os alunos a construírem e desenvolverem processos argumentativos e reflexivos diante de situações-problema que envolviam escolhas e riscos em relação ao cenário de investimentos, proporcionando um ambiente no qual sejam protagonistas do processo de aprendizagem, a partir do uso da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, a ABP. A sequência didática proposta apresenta seis blocos de atividades envolvendo os conceitos que compõem a área de investimentos, como os tipos de investimentos, investidor anjo, tomada de decisões, venture capital, riscos, encerrando com atividades que propõem um contato mais prático com os simuladores de investimentos e a construção de um mapa conceitual, principal instrumento de avaliação numa UEPS (MOREIRA, 2012), além de dois questionários, a priori e a posteriori, que serviram para identificar e caracterizar o perfil e os conhecimentos matemáticos dos estudantes possibilitando a avaliação da UEPS identificando os índices de alfabetização financeira após as atividades executadas. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, criando categorias. Diante disso, os resultados demonstraram que a UEPS proposta pode contribuir significativamente na construção do conceito de investimentos no Ensino Médio, ressignificando os conhecimentos prévios dos alunos, além do desenvolvimento da sua criticidade em situações nas quais precisam expor os seus argumentos para justificar determinadas escolhas, bem como coloca a temática investimentos como essencial na abordagem da Educação Financeira no Ensino Médio rompendo com o paradigma de que para investir é necessário um valor alto. Por outro lado, o trabalho com a ABP evidenciou a dificuldade dos alunos de seguirem roteiros para a resolução de problemas, corroborando com o que escrevem Viana e Lozada (2020) sobre o fato de que algumas etapas da ABP são negligenciadas pelos estudantes, que sugeriram, por sua vez, uma reconstrução da metodologia com etapas reduzidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1049316 - CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
Interno(a) - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - Celso Ribeiro Campos - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 09:49
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