PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PATRICIA GOMES OLIVEIRA SAMPAIO

DISCENTE : ANA PATRICIA GOMES OLIVEIRA SAMPAIO
DATA : 29/12/2022
LOCAL: webconferencia google meet

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS LÚDICOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

JOGOS DIGITAIS LÚDICOS, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A tecnologia acompanha a evolução humana à medida do surgimento das demandas da sociedade contemporânea. Atualmente, diante da situação provocada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, a sociedade encontrou a tecnologia como grande aliada para atender às suas demandas sociais, políticas, econômicas e educacionais.  Dentre tantas tecnologias, os jogos digitais são uma das que mais atraem os públicos de variadas faixas etárias, configurando-se como um instrumento pedagógico em potencial, devido ao seu caráter lúdico e motivador. É necessário pensar sobre um modelo de ensino que não ignore as necessidades educacionais dos alunos da geração atual. Os educadores necessitam ensinar aos jovens a serem capazes de interagir e aprender no atual contexto digital. Diante desta reflexão, a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau contribui para a compreensão de como o educador pode modelar situações de aprendizagem nas quais os alunos assumam ativamente a responsabilidade da resolução de um problema, as situações adidáticas. Essa perspectiva de aprendizagem adequa-se à concepção de metodologias ativas através da utilização dos jogos digitais, na qual o estudante assume o papel de autor do seu conhecimento superando assim o modelo de ensino mecânico de Matemática, baseado no treino e memorização de algoritmos. A questão problema norteadora desta pesquisa é: Quais as implicações da utilização de jogos digitais lúdicos, sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas e da metodologia de resolução de problemas, no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção o objetivo deste trabalho é Investigar as implicações da utilização de jogos digitais lúdicos, sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas e da metodologia de resolução de problemas, no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa será qualitativa, cujo foco principal é o processo e seu significado, que não podem ser representados em números. Na pesquisa qualitativa o pesquisador analisa os dados indutivamente num ambiente natural, que é a própria fonte de coleta (SILVA e MENEZES, 2005). Dessa maneira, a pesquisa qualitativa possibilita que a pesquisadora averigue se as informações alcançadas durante o desenvolvimento do trabalho de campo são pertinentes com a problemática deste estudo.

Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - MÁRCIO PIRONEL
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 11:53