PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA MICHELE DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA MICHELE DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 23/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: webconferencia google meet
TÍTULO:

HISTÓRIAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM JOGOS ELABORADOS NO POWERPOINT

 

PALAVRAS-CHAVES:

PowerPoint, Histórias Infantis, Matemática

 

PÁGINAS: 79
RESUMO:

Desde muito cedo, a criança já está envolvida com o universo da leitura em diversos contextos, sejam eles por cartazes vistos nas ruas, receitas culinárias que suas mães utilizam ou mesmo as histórias infantis que apresentam vários objetivos, tais quais, também podem envolver alguns conceitos matemáticos, porém com o início da pandemia tornou-se difícil o trabalho com tais recursos didáticos, sendo necessário recorrer às ferramentas tecnológicas que pudessem auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Desse modo, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias inclusivas, ou seja, de fácil acesso ao professor-estudante, que em sua maioria não dominam o uso de softwares, pois sabe-se que tais ferramentas ainda não estão totalmente inseridas no espaço escolar, sabendo que, elas devem possibilitar o trabalho com as histórias infantis, de forma que, possa continuar existindo a interação com a história ao mesmo tempo que se aprende Matemática. Dessa forma, com a preocupação em promover possibilidades de Ensino e de Aprendizagem Matemática, esta pesquisa tem a finalidade de investigar quais as contribuições que a utilização de jogos construídos no Power Point, baseados em histórias infantis, trazem para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, a partir da resolução de problemas, no Ciclo de Alfabetização. A pesquisa será de cunho qualitativo fundamentada na metodologia da Engenharia Didática. Os sujeitos participantes serão alunos do 3º ano dos Anos Iniciais de uma escola da Rede Municipal de Paranatama PE. Para obtenção dos dados serão utilizadas atividades diagnósticas (inicial e final). As áreas temáticas abordadas serão Números e Álgebra, visto que os conteúdos matemáticos abordados serão as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC que estão relacionadas com sequências no Ciclo de Alfabetização.  

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Externo(a) à Instituição - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 11:53
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 03/05/2024 00:28