AS FORMAS SUPERIORES DE CONDUTA E O ENSINO DOS SIGNOS PARA APROPRIAÇÃO DA SUBTRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ensino. Signos Matemáticos. Algarismos. Funções Psíquicas Superiores. Formas Superiores de Conduta.
O Ensino da matemática acontece por meio do uso de signos com seus sentidos e significados dentro dos referenciais conceituais dos conjuntos numéricos estabelecidos e conforme a composição, função ou representação de quantificação, medição, ordenação, valoração e codificação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender a importância dos algarismos enquanto signos matemáticos para o desenvolvimento das Formas Superiores de Conduta - cálculo e aritmética - na subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em nosso trabalho, temos como preocupação buscar as ações que proporcionem a compreensão dos sinais, símbolos que se tornaram signos, ou seja, registros gráficos aleatórios que possuem significado social e ao (a) estudante cabe atribuir o sentido pessoal e saber o seu uso e a sua função dentro da sociedade. Nessa dinâmica, o (a) professor (a) possui um importante papel que é de auxiliar o (a) aluno (a) na compreensão dos sentidos e significados atribuídos histórica e culturalmente aos signos utilizados na matemática, sendo foco nesse trabalho a operação da subtração. Desta forma o (a) professor (a) a partir de ações de ensino que mediará à apropriação de estratégias, formas superiores de condutas de cálculo e aritmética que auxiliem o aprendente a aplicá-las no seu cotidiano. Fundamentada nos pressupostos da Teorias Histórico-Cultural, do Ensino Desenvolvimental e da Pedagogia Histórico-Crítica, esta investigação buscou em estudos bibliográficos subsídios para alcançar o objetivo proposto. Constatamos que a apropriação dos algarismos como signos que funcionam como recursos mnemônicos e representacionais repletos de sentidos e significados depende primeiramente da apropriação desse conhecimento pelos (as) professores (as) seja na formação inicial da profissão ou em formação em serviço e por fim nas ações de ensino planejadas com o propósito de desenvolver a ampliação desse conhecimento como também a sua transmissão. O Produto Educacional é composto por uma proposta de minicurso com atividades dialógicas que promovem ações de pensamento para a compreensão do signo.