PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANNE MARIA DAMASCENO

DISCENTE : DAYANNE MARIA DAMASCENO
DATA : 27/03/2023
LOCAL: Auditório do CEDU

PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Educação. Ensino de Ciências. Mulheres cientistas.

Representadas através do silêncio e invisibilidade, dentro de um contexto de lutas e desafios, as mulheres foram conquistando seu espaço e se fazendo presentes em ambientes antes ditos masculinos, como no campo da Ciência. E nos dias atuais muito se tem discutido sobre oportunidades profissionais direcionadas para mulheres. Assim, diante de tal fato, perguntamos: Quais ações podem ser propostas em sala de aula para conscientização e reflexão dos alunos em relação ao protagonismo feminino na Ciência no contexto educacional?  Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral propor discussão e interação em sala de aula sobre o protagonismo feminino na Ciência, problematizando a representatividade feminina e os desafios enfrentados por mulheres cientistas na busca por igualdade. A partir de um planejamento de atividade para a disciplina de Ciências em que se apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para ensino de igualdade de gênero para alunos do Ensino Fundamental, tendo. Assim, a SD, além de promover uma participação dialógica e interativa entre professor-aluno, e aluno-aluno, auxilia o aluno na prática de determinado gênero textual. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa capaz de integrar o objetivo da pesquisa, de forma que a questão do significado atue na construção e transformação de estruturas sociais significativas. Os sujeitos da pesquisa será uma turma do 9º ano, do turno matutino, da Escola Municipal de Educação Básica Maria Augusta Silva Melo, localizada no município de Olho d’Água das Flores, Al. Os instrumentos para coleta de dados será questionário com oito questões para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o papel da mulher na Ciência, e a confecção de tirinhas voltadas para a trajetória da cientista Profa. Dra. Graziela Maciel Barroso. A SD apresenta atividades planejadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Para verificação de dados, será utilizada a Análise de Conteúdo, está organizado em três fases, (i) pré-análise, (ii) codificação e (iii) tratamento dos resultados obtidos/ interpretação. Nesta perspectiva, acredita-se que o aluno aprende melhor quando está envolvido com conceitos relevantes que os ajudam a se conectar com o conteúdo que estão estudando.

Interno(a) - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externo(a) à Instituição - MARIA AMELIA MONTEIRO - FUFGD