O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Pedagogia histórico-crítica; Ensino de estatística; Ensino de Matemática; Livro didático de Matemática
A presente dissertação objetivou analisar o que tem sido apresentado em estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da coleção Buriti mais Matemática. O estudo é uma pesquisa que se fundamenta no materialismo histórico-dialético, sendo esta do tipo documental. Apontamos em especial que o interesse do estudo foi analisar a seção compreender informações dos livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A discussão teve como base a teoria pedagógica histórico-crítica, as principais categorias de análise foram: o ensino de Matemática, o ensino de estatística e o trato com o conhecimento, esta última categoria trata da seleção, organização e sistematização do conhecimento no processo pedagógico. A partir da análise constatamos que a seção compreender informações tem se dedicado a oferecer um ensino por competências e habilidades, estas que se caracterizam por um conjunto de códigos alfanuméricos e que estão associadas às avaliações externas em larga escala. As atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio da resolução de problemas, que apontam para o cotidiano e interesse imediato dos estudantes. Verificamos no decorrer da análise que as habilidades e competências abordadas são quem direcionam os processos de ensino e aprendizagem condicionando o trabalho educativo desenvolvido na sala de aula.