Integração curricular no ensino de ciências e matemática: transformações químicas nos anos finais do ensino fundamental
Ensino de Ciências e Matemática; Integração Curricular; Ensino Fundamental; Oficinas didáticas.
O objetivo geral da pesquisa é investigar como acontece a integração curricular do objeto de conhecimento, transformações químicas, no ensino de Ciências e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para nortear a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: De que modo pode ocorrer a integração curricular do objeto de conhecimento, Transformações Químicas, no ensino de Ciências e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa será executada, visando desenvolver a Alfabetização Científica. A natureza do método da pesquisa será qualitativa, uma vez que permitirá a pesquisadora obter meio para desenvolver novos conceitos. A pesquisa-aplicação será a metodologia adequada no presente estudo, a qual objetiva intervir de forma significativa e positiva no processo de ensino e aprendizagem. E quanto aos objetivos classifica-se como explicativa, por ser as que mais aprofundam o conhecimento da realidade. O estudo será desenvolvido em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica localizada no município de PilarAL. Consistirá no desenvolvimento da integração curricular entre os componentes curriculares Ciências e Matemática, o processo de integração será desenvolvido por intermédio de oficinas didáticas intituladas “Oficinas de integração curricular no ensino de ciências e matemática”, a proposta de integração curricular será apresentada e discutida em encontros pedagógicos com a participação da pesquisadora, dos professores de Ciências e Matemática titulares da turma , a qual será desenvolvida a pesquisa e a coordenação pedagógica. Como instrumentos de coleta de dados será utilizado observações e questionários. Os dados obtidos serão tratados pelo método de análise de conteúdo, seguindo os pressupostos de Bardin (2016), que, segundo a autora, a função essencial da análise do conteúdo é o desvendar crítico.