LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL A PARTIR DA LENDA DO BAOBÁ
Ensino de Ciências. Lenda do Baobá. Literatura Afro. Educação Antirracista.
A literatura é uma arte que se baseia na sua relação multidisciplinar do uso do texto literário. Com base no uso dessa prática para a aplicabilidade no ensino de ciências, esta pesquisa tem como objeto de estudo a lenda do baobá e as suas potencialidades didáticas para um ensino de ciências antirracista. Diante disso esta proposta visa descrever as potencialidades didáticas da Lenda do Baobá para o Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir disto elencou-se como objetivos: compreender o sistema de ensino brasileiro estruturado no racismo e sexíssimo e suas manifestações fenomênicas; refletir sobre quais as potencialidades/possibilidades e limites do Ensino de Ciências antirracista na sociedade racista e capitalista e desenvolver proposta de ensino de ciências para as series iniciais do ensino fundamental utilizando a literatura negro-brasileira do encantamento. Portanto, através de uma adaptação literária negro-brasileira infantil desenvolveu-se um produto educacional que aponta possibilidades para um ensino de ciências antirracista, assim como de uma educação reflexiva, pois o conhecimento possivelmente tornará a criança, o jovem e o adulto inadequado a escravidão contemporânea, mesmo que para isso seja necessário ir à luta diariamente.