PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELICA FERREIRA CRAVO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELICA FERREIRA CRAVO
DATA : 11/07/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu

NARRATIVAS ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIA DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19

Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. História Oral.

O presente trabalho objetiva analisar as narrativas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19, a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais para o seu desenvolvimento profissional. Para tanto, partimos da pergunta de pesquisa: De que modo, as narrativas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19 a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional? Nesse sentido, buscamos dar voz ao professor que ensina Matemática em sua vivência com as TDIC na modalidade dos anos iniciais. Como objetivos específicos, pretendeu-se compreender as narrativas de uma professora dos anos iniciais acerca das TDIC como artefatos potentes para o desenvolvimento profissional; identificar quais TDIC a professora dos anos iniciais tem utilizado nas aulas de Matemática, no contexto da pandemia do Covid-19; e averiguar com a professora sobre sua a trajetória formativa referente ao ensino de Matemática e com o uso das TDIC para integração em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo baseada na abordagem História Oral, um registro das memórias, experiências e vivências docentes que inauguram um lugar acerca de um cenário adverso da educação, junto com o ensino da Matemática e as TDIC que resultam em vestígios e indícios para se refletir. Para constituição do corpus aplicou-se uma entrevista estruturada, buscando enfatizar as narrativas orais da professora dos anos iniciais que faz parte de uma escola municipal da cidade de Rio Largo-AL. Para análise dos dados, apoiamo-nos na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Constatou-se que para as aulas de Matemática a utilização das TDIC no contexto de aulas remotas, necessitou de reorganização e diagnósticos da realidade socioeconômica dos alunos tornando os artefatos potentes para o desenvolvimento profissional docente. Entre as reorganizações, o uso das TDIC se tornou parte integrante dos professores. Destacou-se entre as TDIC o uso do aplicativo do WhatsApp por ser acessível na relação professor, famílias e estudantes.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - KLINGER TEODORO CIRÍACO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 10:30