PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Sala de reuniões do Cedu

A ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: possíveis contribuições na aprendizagem de Matemática e cultura afro-brasileira dos estudantes da Educação Básica

Pesquisa interventiva; Tranças afro; Moda afro-brasileira; Capoeira; Materiais didáticos.

Partindo do problema norteador De que modo a inserção de conhecimentos etnomatemáticos, oriundos de elementos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras, em aulas de Matemática contribui na aprendizagem de Matemática e Cultura Afro-brasileira dos estudantes da Educação Básica?, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivos:  1) Compreender qual(is) a(s) concepção(ões) que estudantes da Educação Básica tem a respeito da cultura afro-brasileira e de que modo visualizam a matemática escolar exposta a eles; 2) Identificar possíveis conhecimentos etnomatemáticos existentes em elementos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras; e 3) Desenvolver materiais didáticos que possibilitem levar os conhecimentos etnomatemáticos existentes em elementos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras aos estudantes da Educação Básica.  Para atender tais objetivos e responder o problema norteador, esta pesquisa, do tipo qualitativa, de abordagem interventiva, teve como lócus uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas, com a participação de estudantes da 1ª série do Ensino Médio e cidadãos praticantes da Cultura Afro-brasileira. Por ser uma pesquisa de abordagem interventiva é composta por pré-teste, intervenção e pós-teste. O pré-teste é composto por um diagnóstico inicial e uma roda de conversa aplicado aos estudantes participantes com o intuito de atingir o objetivo 1). Por meio dos resultados do pré-teste, partimos para a coleta de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, com os cidadãos praticantes da Cultura Afro-brasileira participantes da pesquisa com o intuito de atingir o objetivo 2). Por meio dos resultados das entrevistas, desenvolvemos três materiais didáticos que contemplam o objetivo 3) e aplicamos aos estudantes participantes, sendo essa a parte da intervenção da pesquisa. As atividades abordam conhecimentos etnomatemáticos das tranças afro, moda afro-brasileira e capoeira. Após a intervenção, aplicamos o pós-teste, composto por um questionário estruturado.

Presidente - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Interno(a) - 1049316 - CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
Externo(a) à Instituição - MÔNICA DE CÁSSIA SIQUEIRA - UFTM
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 10:37