PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Sala 101, Bloco 7

A Química nas Ciências dos Anos Iniciais: uma proposta de ensino investigativo envolvendo a propriedade dos materiais em uma turma de 2º ano do ensino fundamental

Anos Iniciais. Sequência de Ensino Investigativo. Ensino de Química. Propriedade dos materiais.

Ao tratarmos sobre o Ensino de Ciências com caráter investigativo, partimos da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça ao aluno condições e encaminhamentos que proporcione a interação deste com os conhecimentos científicos, para que a partir dessa abordagem do campo de investigação, seja possível a construção desse campo cientifico, considerando as interações com o mundo e suas transformações, elemento de grande interesse para área do Ensino de Ciências. Ao pensarmos no planejamento das aulas de Ciências é importante refletirmos no objetivo maior que é a promoção da Alfabetização Cientifica dos estudantes. Desse modo, a investigação consistiu na elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada “Invenções Para Todos os Lados: Objetos e Materiais”, desenvolvida para uma turma de 2º ano do Fundamental da rede municipal de Igaci-AL. O objetivo se constitui em Analisar as contribuições de uma sequência de ensino investigativo, envolvendo a propriedade dos materiais, para a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. No sentido de conduzir a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Quais as contribuições de uma sequência de ensino investigativo, envolvendo a propriedade dos materiais, para a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental? Desse modo, por meio da abordagem qualitativa, foram trazidos os pressupostos metodológicos que direcionavam para pesquisa de aplicação. Sendo o desenvolvimento dessa sequência didática o elemento principal da coleta de dados. Os dados serão avaliados considerando-se os Indicadores de Alfabetização Científica: Articular ideias; Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar; Atuar, Pizarro (2014). Podemos inferir a partir dos resultados obtidos que a utilização na Literatura infantil como recurso pedagógico no ensino, promove a inclusão dos estudantes na cultura cientifica. A intenção de se utilizar um episódio da obra de Monteiro Lobato “História das Invenções”, se deu pelo contexto em que é apresentado ao público, com a finalidade de expressar e apresentar a relevância da evolução de alguns objetos ao longo do tempo, por meio desse recurso pedagógico. Essa temática é pontuada pela Base Nacional Comum Curricular (2017) por meio da componente curricular ciências da natureza, onde é contemplada a unidade temática: Matéria e Energia. É possível observar que, algumas das habilidades pontuadas para essa área, estão diretamente relacionadas a conteúdos de Química que encontram-se embutidos dentro dos objetos de conhecimento dessa ciência e estão diretamente ligados a propriedades e usos dos materiais, sendo possível pontuar vestígios do Conhecimento Químico que podem ser apresentados desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 11:23