PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE FIRMINO DA SILVA

DISCENTE : PAULO HENRIQUE FIRMINO DA SILVA
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu

REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ESTUDO DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Realidade Aumentada; Gamificação; Volume de Sólidos Geométricos.

A representação dos sólidos geométricos no espaço tridimensional é uma tarefa que gera dificuldades no professor que precisa fazê-la e muito mais no estudante que precisa visualizá-los, muitas das vezes considerando possuir dificuldades relacionadas à abstração e ao sentido de dimensionalidade, e que comumente ocorre no quadro branco ou por meio de recursos que não favorecem essa visualização. Desta forma, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: De que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado do conceito de volume de Sólidos Geométricos (Cubo, Paralelepípedo, Cone, Pirâmide, Cilindro e Esfera)? Para isso, elencamos como objetivo geral compreender de que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado do conceito de volume de Sólidos Geométricos. Como objetivos específicos buscamos identificar quais as perspectivas e limitações do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da Gamificação para o aprendizado do volume dos Sólidos Geométricos; verificar como a utilização do aplicativo VolumAR colaborou na resolução dos problemas com volume dos Sólidos Geométricos; e avaliar as percepções dos participantes da pesquisa acerca da experiência do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da metodologia de Gamificação para o aprendizado do volume dos sólidos geométricos. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, com abordagem da pesquisa intervenção e foi realizada em uma turma de 3ª série do ensino médio, composta por 26 estudantes, com idade variando entre 17 e 19 anos, pertencentes a Escola Estadual Padre Antônio Duarte, localizada na cidade de Olho d’Água das Flores – AL. Para coleta de dados, utilizamos como instrumentos o aplicativo VolumAR, a entrevista semiestruturada, observações, diário de campo e registro fotográfico, de áudio e vídeo, que foram analisados tomando como referência o que propõe a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise de dados foi dividida em 03 categorias, por meio das Características dos participantes das pesquisas; Análise da RA e Gamificação como recursos para aprendizagem do volume de Sólidos Geométricos; e Contribuições do aplicativo VolumAR. Tomando como base os resultados e as constatações estabelecidas, foi possível afirmar que o estudo em questão atingiu os objetivos traçados e que atribui muita colaboração para a área da Educação Matemática, pois engloba um cenário cheio de possibilidades para aprendizagem do volume dos sólidos geométricos, atrelando o uso de tecnologias modernas, não recentes, mas capazes de engajar e despertar curiosidade nos estudantes.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Externo(a) à Instituição - SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA MARTINS
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 11:56