PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: MARTA MICHELE DE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : MARTA MICHELE DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 07/07/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu

HISTÓRIAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM JOGOS ELABORADOS NO POWERPOINT PARA O ENSINO DA ÁGEBRA

PowerPoint, Histórias Infantis, Matemática, Álgebra, Sequências Numéricas e Figurais.

Desde muito cedo, a criança já está envolvida com o universo da leitura em diversos contextos, sejam eles por cartazes vistos nas ruas, receitas culinárias que suas mães utilizam ou mesmo as histórias infantis que apresentam vários objetivos, tais quais, também podem envolver alguns conceitos matemáticos, porém com o início da pandemia tornou-se difícil o trabalho com tais recursos didáticos, sendo necessário recorrer às ferramentas tecnológicas que pudessem auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Desse modo, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias inclusivas, ou seja, de fácil acesso ao professor-estudante, que em sua maioria não dominam o uso de novos softwares, pois sabe-se que tais ferramentas atuais ainda não estão totalmente inseridas no espaço escolar. Neste sentido, o PowerPoint pode ser de fácil acesso para o desenvolvimento de atividades que trazem possibilidades para a continuidade do trabalho pedagógico com os estudantes, pois além de slides, como é bastante utilizado em sala de aula, ele ainda apresenta funções que promovem a criação e construções de jogos educativos. Dessa forma, com a preocupação em promover possibilidades de Ensino e de Aprendizagem Matemática, esta pesquisa tem como problema “quais as contribuições que a utilização de jogos construídos no Power Point, baseados em histórias infantis, que envolvem a álgebra com foco nas sequências, trazem para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, a partir da resolução de problemas, no Ciclo de Alfabetização?”. A pesquisa será de cunho qualitativo fundamentada na metodologia da Engenharia Didática, em que os estudantes participarão de atividades envolvendo jogos construídos no PowerPoint. Os sujeitos participantes serão alunos do 3º ano dos Anos Iniciais de uma escola da Rede Municipal de Paranatama-PE. Para obtenção dos dados serão utilizadas atividades diagnósticas (inicial e final). As Unidades Temáticas abordadas serão Números e Álgebra, visto que os conteúdos matemáticos abordados serão as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC que estão relacionadas com o conteúdo de Sequências Figurais e Numéricas presentes no Ciclo de Alfabetização.

Presidente - 497.012.404-30 - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Externo(a) à Instituição - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 13:10