PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: DAYANNE MARIA DAMASCENO

DISCENTE : DAYANNE MARIA DAMASCENO
DATA : 21/09/2023
LOCAL: AUDITÓRIO ELCIO GUSMÃO VERÇOSA DO CEDU/UFAL

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA DO PAPEL DA MULHER NAS CIÊNCIAS: A DAMA DA BOTÂNICA GRAZIELA MACIEL BARROSO

Educação; Ensino de Ciências; Mulheres cientistas.

Representadas através do silêncio e invisibilidade, dentro de um contexto de lutas e desafios, as mulheres foram conquistando seu espaço e se fazendo presentes em ambientes antes ditos masculinos, como no campo da Ciência. E atualmente muito se tem discutido sobre oportunidades profissionais direcionadas para mulheres. Assim, diante de tal fato, perguntamos: - Quais ações podem ser propostas para conscientização, reflexão dos alunos em relação a divulgação do protagonismo feminino na Ciência no contexto educacional? -. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a trajetória de vida da mulher no campo científico e sua contribuição na Ciência Botânica, assim como, valorizar a representatividade feminina e os desafios enfrentados por mulheres cientistas por igualdade, estabelecer discussão sobre gênero, no que se refere à participação feminina na busca construção científica e reconhecer a contribuição da dama da Botânica no campo científico promovendo divulgação científica.  Para isso a proposta didática abordada teve como seguimento final o Produto Educacional com o título “Imagética e cronologia como meio de divulgação da contribuição da mulher cientista”, desenvolvida para professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, localizada no sertão alagoano. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa capaz de integrar o objetivo da pesquisa, de forma que a questão do significado atue na construção e transformação de estruturas sociais significativas (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram professores do Ensino Fundamental II de diferentes áreas de formação e com diferentes períodos de experiencia.  Os instrumentos para coleta de dados foram dois elementos, questionário para identificar o conhecimento prévio dos participantes sobre a importância da participação feminina no campo científico e o segundo elemento foi Produto Educacional.  Para análise de dados, foi escolhido o método Análise de Conteúdo, que de acordo com Bardin (1977), está organizado em três fases, (i) pré-análise, (ii) codificação e (iii) tratamento dos resultados obtidos/ interpretação. Concluímos que estudos sobre a temática são necessários para ressignificar os contextos, buscando uma educação em Ciências mais plural e dinâmica.

Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Interno(a) - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MARIA AMELIA MONTEIRO - FUFGD
Notícia cadastrada em: 08/09/2023 10:34