PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: ANGELICA FERREIRA CRAVO

DISCENTE : ANGELICA FERREIRA CRAVO
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu

PRÁTICAS DECLARADAS ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19

Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Netnografia.

A presente dissertação versa analisar as práticas declaradas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19, a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais. Para tanto, partimos do questionamento: De que modo, as práticas declaradas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19, a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais, contribuiu para a produção de conhecimentos matemáticos? Nesse sentido, buscamos ecoar a voz da professora que ensina Matemática em sua vivência com as TDIC na modalidade dos anos iniciais. Especificamente, pretendeu-se: compreender as práticas de uma professora dos anos iniciais acerca das TDIC como artefatos potentes para o fazer pedagógico; identificar quais TDIC a professora dos anos iniciais utilizou nas aulas de Matemática, no contexto da pandemia do Covid-19; e averiguar a trajetória formativa referente ao ensino de Matemática e com o uso das TDIC para integração em suas aulas. Em termos metodológicos, a investigação constitui-se de natureza qualitativa baseada na abordagem netnográfica, ou seja, adaptando os procedimentos da etnografia, com comunidade online extraindo os dados de registro das memórias, experiências e vivências docentes que inauguram um lugar acerca de um cenário adverso da educação, junto com o ensino da Matemática e as TDIC que resultam em vestígios e indícios para se refletir as práticas declaradas como produção de conhecimentos experienciais, formativos e matemáticos. Para constituição do corpus utilizou uma entrevista estruturada, buscando enfatizar as práticas da professora dos anos iniciais que faz parte de uma escola municipal da cidade de Rio Largo em Alagoas. Para análise dos dados, apoiamo-nos na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Constatou-se que para práticas de Matemática e a utilização das TDIC no contexto do ensino remoto, necessitou de reorganização e diagnósticos da realidade socioeconômica dos alunos tornando os artefatos potentes para o fazer pedagógico. Entre as reorganizações, o uso das TDIC se tornou parte integrante das práticas dos professores. Destacou-se entre as TDIC o uso do aplicativo do WhatsApp por ser acessível na relação professor, famílias e estudantes.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - ***.012.404-** - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - KLINGER TEODORO CIRÍACO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 10:56