PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA

DISCENTE : BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA
DATA : 10/10/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

O ENSINO DE QUÍMICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO ENVOLVENDO A PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Anos Iniciais. Sequência de Ensino Investigativo. Ensino de Química. Propriedade dos materiais

Ao tratarmos sobre o Ensino de Ciências com caráter investigativo, partimos da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça ao aluno condições e encaminhamentos que proporcione a interação deste com os conhecimentos científicos, para que a partir dessa abordagem do campo de investigação, seja possível a construção desse campo cientifico, considerando as interações com o mundo e suas transformações, elemento de grande interesse para área do Ensino de Ciências. Ao pensarmos no planejamento das aulas de Ciências é importante refletirmos no objetivo maior que é a promoção da Alfabetização Cientifica dos estudantes. Desse modo, a investigação consistiu na elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada “Invenções Para Todos os Lados: Objetos e Materiais”, desenvolvida para uma turma de 2º ano do Fundamental da rede municipal de Igaci-AL. O objetivo se constitui em Analisar aspectos do Ensino de Química nas orientações curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma SEI para promoção da AC. No sentido de conduzir a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Como identificamos e evidenciamos aspectos do Ensino de Química nas orientações curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma SEI para promoção da AC? Desse modo, por meio da abordagem qualitativa, foram trazidos os pressupostos metodológicos que direcionavam para pesquisa de aplicação. Sendo o desenvolvimento dessa sequência didática o elemento principal da coleta de dados. Os dados serão avaliados considerando-se os Indicadores de Alfabetização Científica: Articular ideias; Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar; Atuar, Pizarro (2014). Podemos inferir a partir dos resultados obtidos que a utilização na Literatura infantil como recurso pedagógico no ensino, promove a inclusão dos estudantes na cultura cientifica. A intenção de se utilizar um episódio da obra de Monteiro Lobato “História das Invenções”, se deu pelo contexto em que é apresentado ao público, com a finalidade de expressar e apresentar a relevância da evolução de alguns objetos ao longo do tempo, por meio desse recurso pedagógico. Essa temática é pontuada pela Base Nacional Comum Curricular (2017) por meio da componente curricular ciências da natureza, onde é contemplada a unidade temática: Matéria e Energia. É possível observar que, algumas das habilidades pontuadas para essa área, estão diretamente relacionadas a conteúdos de Química que encontram-se embutidos dentro dos objetos de conhecimento dessa ciência e estão diretamente ligados a propriedades e usos dos materiais, sendo possível pontuar vestígios do Conhecimento Químico que podem ser apresentados desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 19:29