PPGECIM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: 99315-8045

Banca de DEFESA: JACIARA DE ABREU SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACIARA DE ABREU SANTOS
DATA : 16/10/2023
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

educação infantil; ensino de ciências; indicadores de alfabetização científica.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Levando em consideração o problema de pesquisa: de que forma os indicadores podem vir a ser desenvolvidos na Educação Infantil, colaborando para a alfabetização científica, a partir do tema Água? É dito que o Ensino de Ciências permite a percepção dos fenômenos e suas implicações na vida humana, e no seu entorno, tais percepções são desenvolvidas a partir da propriedade investigativa, gerando capacidade argumentativa nos sujeitos e constante busca por respostas, pois, a Ciência é viva e se faz da constante necessidade pelo saber. Posto em currículo desde a Educação Infantil cria possibilidades de a criança ter compreensão dos fenômenos que são presentes no dia a dia, dando explicações reais e não mágicas, construindo bases para o pensamento abstrato, a partir da interação e da oralidade/argumentação. Nesse sentido, essa pesquisa desenvolve-se no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, junto a Universidade Federal de Alagoas, dentro da linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes e tem como objetivos, investigar a construção de experiências que levam em consideração a perspectiva da Alfabetização Científica e o desenvolvimento de seus indicadores, junto aos objetivos de aprendizagens da BNCC, assim como os eixos norteadores e os direitos de aprendizagens das crianças pequenas. Assim faz-se necessário analisar os documentos oficiais em uma linha histórica a fim de perceber o Ensino de Ciências na Educação Infantil, correlacionar alfabetização científica e/na Educação Infantil a partir de olhares da área, desenvolver uma proposta metodológica para construção de experiências com tema Água na Educação Infantil, levando em consideração a Alfabetização Científica, os objetivos de aprendizagens da BNCC, assim como os eixos norteadores e os direitos de aprendizagens dentro do Grupo Etário Crianças Pequenas, observando a construção de Indicadores de Alfabetização científica e aplicar uma sequência de atividades em uma perspectiva investigativa para auxiliar nas experiências sobre o tema Água na Educação Infantil. A pesquisa é configurada de base qualitativa, usando a pesquisa-aplicação como técnica e como instrumentos de coletas, fotos, vídeos, áudios e diário de formação. Como aportes teóricos, usaram-se alguns documentos oficiais, alguns que ocupam o plano histórico, como o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), e aqueles em vigência, como as Diretrizes Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, entre outros. Como base de pensar o Ensino de Ciências, temos Chassot (2002) Carvalho (2002, 2009, 2012, 2015, 2017), Sasseron (2008), Pizarro (2014), entre outros que colaboraram para perceber como se constrói o conhecimento de Ciências junto a Criança Pequena/estudante tomando como tema a água e fazendo jus a elementos metodológicos que sustentem experiências investigativas colaborativas para o desenvolvimento da curiosidade, das descobertas e argumentação e consequentemente a Alfabetização Científica ou alguns indicadores da sua construção na Educação Infantil, como os de trato argumentativos e de leitura e escrita em Ciências, uma vez que podem ser desenvolvidas de formas diferentes das convencionais, a partir das interações verbais, leituras das imagens e desenhos explicativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - ODALEA FEITOSA VIDAL - UEPE
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 19:29
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