Banca de DEFESA: LILIANE PATRICIA GONÇALVES TENÓRIO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LILIANE PATRICIA GONÇALVES TENÓRIO
DATA: 04/02/2020
LOCAL: UFAL-Campus Arapiraca

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EFEITO DA MELATONINA EM MODELO IN VITRO DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSA ORAL E IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES ASSOCIADOS ÀS CÉLULAS DE SCHWANN

O Carcinoma de células escamosa oral (CCEO) é uma doença comumente relacionada com alterações genéticas, epigenéticas e a fatores de risco, como o tabagismo crônico e alcoolismo, sendo responsável por mais de 90% de todas as neoplasias malignas orais. A relevância deste estudo fundamenta-se na identificação do papel do ritmo circadiano e da sinalização da melatonina e sua regulação como um potencial marcador no carcinoma epidermoide de boca. Ainda, analisamos, através das ferramentas de bioinformática, a associação do CCEO e as células de Schwann. Para o estudo in vitro, foram cultivadas, em cultura, uma linhagem de células imortalizadas uma de carcinoma epidermoide de boca (SCC- 9). As células foram separadamente tratadas com diferentes concentrações de melatonina, afim de identificar a concentração ideal. As análises de viabilidade celular foram realizadas através do teste do 3-(4,5- dimetiltiazol-2yl)-2,5-difenil brometo de tetrazolina (MTT). As células foram submetidas à estufa 37°C por 3 tempos distintos, a saber: 24 horas, 48 horas e 72 horas. O comportamento fenotípico das células, sob tratamento, foi avaliado por meio dos ensaios de proliferação, migração e apoptose. Todos os dados coletados foram digitalizados em um programa de estatística SPSS®, versão 21.0, para Windows. Os testes estatísticos foram selecionados de acordo com as características das amostras e a distribuição das variáveis. O nível de significância foi fixado em 5% (p<0,05). Os experimentos e análises foram realizados na Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Os resultados demonstraram que a melatonina inibiu a proliferação celular, bem como a migração das células neoplásicas da linhagem SCC-9. Para análise bioinformática foram utilizadas diferentes ferramentas para avaliar a expressão diferenciadas de genes associadas com a invasão perineural e o CCEO. Inicialmente foram obtidos dados de amostras de CCEO com e sem invasão perineural. A expressão dos genes dessas amostras foi comparada com o tecido normal, para a identificação dos genes aumentados e diminuídos. Posteriormente, esses dados foram contrastados com dados da expressão das células de Schwann previamente publicados pelo nosso grupo. Os genes com a expressão diminuída nas amostras de tecido neoplásico com invasão perineural estão associados a via “guia axonal”. Esse dado é de extrema relevância, uma vez que a diminuição da expressão desses genes podem ser alvos-chave no tratamento e prognostico do câncer de boca.

PALAVRAS-CHAVE:

Carcinoma de células escamosas, Metástases, Invasão perineural

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica

Externo(a) ao Programa - 2363781 - AMANDA KARINE BARROS FERREIRA
Interno(a) - 2361727 - CARLOS ALBERTO DE CARVALHO FRAGA
Interno(a) - 2269479 - CAROLINNE DE SALES MARQUES
Externo(a) ao Programa - 3152035 - LIVIA ANDRESSA SILVA DO CARMO
Notícia cadastrada em: 04/02/2020 07:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 02/05/2024 13:04