Banca de DEFESA: STELLA FREITAS DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: STELLA FREITAS DE QUEIROZ
DATA: 17/03/2020
LOCAL: Instituto de Ciências Farmacêuticas

IDENTIFICAÇÃO, ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DA LECTINA DE ENTRECASCAS DE Abarema cochliacarpos (GOMES) BARNEBY & GRIMES

Diversas plantas são utilizadas pelo homem para o uso terapêutico e propagadas ao longo das gerações. Atualmente há um crescimento em pesquisas buscando identificar e isolar substâncias ativas presentes nesses organismos visando a criação de novos fármacos. A produção dos princípios ativos desses organismos está relacionada ao seu mecanismo de defesa contra agentes externos. Essas substâncias são normalmente classificadas em metabólitos primários e secundários. As lectinas são proteínas do metabolismo primário que podem assumir diversos papéis biológicos, incluindo atividades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antitumoral e cicatrizante. Essas atividades estão relacionadas à capacidade que as lectinas têm de se ligarem a carboidratos presentes na superfície celular de organismos alvos, impedindo o seu desenvolvimento e/ou induzindo uma resposta celular. Abarema cochliacarpos (Gomes) Barneby & Grimes, popularmente conhecida como barbatimão, é uma planta utilizada na medicina popular para tratar úlceras, feridas, infecções na pele, gastrite, dentre outras. Este estudo tem como objetivo investigar a presença de lectina em entrecascas de A. cochliacarpos e realizar a purificação e caracterização parciais da mesma. O extrato foi preparado e filtrado em carvão ativado na tentativa de remover compostos que não são de interesse. Uma alíquota desse filtrado foi aplicada em uma coluna cromatográfica de quitina e as proteínas de interesse foram eluídas com ácido acético 1 M. Em seguida, a amostra foi dialisada para remover a solução de eluição e sua atividade hemaglutinante foi avaliada (512). A partir daí denominou-se por AcBL (lectina de entrecascas de A. cochliacarpos). Não foi possível confirmar a purificação da lectina através de eletroforese SDS-PAGE em condições redutoras e não redutoras; o gel mostrou a presença de duas bandas proteicas nas duas condições. A dosagem de proteínas e de fenóis foi feita em todas as etapas da purificação, bem como foram realizados os testes de caracterização. AcBL foi inibida por caseína, apresentou termoestabilidade em ampla faixa de temperatura, demonstrou ser uma proteína com caráter ácido-neutro e teve sua atividade reduzida na presença de EDTA, íons cálcio e magnésio. O desenvolvimento deste trabalho contribui para o isolamento de novas proteínas, apresentando relevância regional ao investigar lectinas de uma planta medicinal do Nordeste brasileiro, podendo representar um novo biomaterial com elevado potencial biotecnológico.

PALAVRAS-CHAVE:

Planta medicinal; barbatimão; lectina

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
SUBÁREA: Química de Macromoléculas
ESPECIALIDADE: Proteínas

Externo(a) ao Programa - 1120583 - EDMA CARVALHO DE MIRANDA
Presidente - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES
Interno(a) - 3074103 - JOSE MARIA RODRIGUES DA LUZ
Notícia cadastrada em: 12/03/2020 08:53
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 16:30