Banca de DEFESA: STELLA FREITAS DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STELLA FREITAS DE QUEIROZ
DATA : 22/03/2024
LOCAL: por videoconferência

PURIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA LECTINA TERMOESTÁVEL DE CASCAS DE Abarema cochliacarpos (GOMES 1803) BARNEBY & GRIMES 1996

Planta medicinal, barbatimão, lectina, atividade antimicrobiana

Diversas plantas são utilizadas pelo homem para o uso terapêutico e propagadas ao longo das gerações. Atualmente há um crescimento em pesquisas buscando identificar e isolar substâncias ativas presentes nesses organismos visando a identificação de novos fármacos. A produção dos princípios ativos desses organismos está relacionada ao seu mecanismo de defesa contra agentes externos. Essas substâncias são normalmente classificadas em metabólitos primários e secundários. As lectinas são proteínas do metabolismo primário que podem assumir diversos papéis biológicos, incluindo atividades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antitumoral e cicatrizante. Essas atividades estão relacionadas à capacidade que as lectinas têm de se ligarem a carboidratos presentes na superfície celular de organismos alvos, impedindo o seu desenvolvimento e/ou induzindo uma resposta celular. Abarema cochliacarpos (Gomes) Barneby & Grimes, popularmente conhecida como barbatimão, é uma planta utilizada na medicina popular para tratar úlceras, feridas, infecções na pele, gastrite, dentre outras. Este estudo tem como objetivo purificar, caracterizar e avaliar a atividade antimicrobiana da lectina de cascas de A. cochliacarpos. O extrato foi preparado, filtrado em carvão ativado e uma alíquota desse filtrado foi aplicada em coluna cromatográfica de quitina. As proteínas de interesse foram eluídas com ácido acético 1M. Em seguida, a amostra foi dialisada para remover a solução de eluição e sua atividade hemaglutinante (512) foi avaliada. Foi possível confirmar a purificação da lectina, denominada de AcBL (lectina de cascas de A. cochliacarpos), através de eletroforese SDS-PAGE em condições não redutoras; o gel mostrou a presença de uma banda proteica representando uma massa molecular de 51 kDa. A dosagem de proteínas foi feita em todas as etapas da purificação, bem como foram realizados os testes de caracterização. AcBL foi inibida por caseína, apresentou termoestabilidade em ampla faixa de temperatura, demonstrou ser uma proteína com caráter ácido-neutro e teve sua atividade reduzida na presença de EDTA, íons cálcio e magnésio. AcBL apresentou atividade antibacteriana frente a A. baumannii, E. faecalis, E. coli, K. pneumoniae, S. enteritidis e S. pyogenes, exibiu atividade antifúngica frente a C. neoformans e C. gattii e foi capaz de inibir o biofilme formado por C. neoformans. Dessa forma, a lectina da casca do barbatimão pode ser aplicada como alternativa no tratamento de doenças causadas por microrganismos patogênicos. O desenvolvimento deste trabalho contribui para o isolamento de novas proteínas antimicrobianas, apresentando relevância regional ao investigar lectinas de uma planta medicinal do Nordeste brasileiro, podendo representar um novo biomaterial com elevado potencial biotecnológico.

Presidente - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES
Interno(a) - 1612086 - ENIO JOSE BASSI
Interno(a) - 1811274 - HUGO JUAREZ VIEIRA PEREIRA
Externo(a) ao Programa - 1120583 - EDMA CARVALHO DE MIRANDA - UFALExterno(a) à Instituição - POLLYANNA MICHELLE DA SILVA