PPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Telefone/Ramal: (82) 32141792

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA LEITE LEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA LEITE LEAO
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas - Instituto de ciências farmacêuticas

O IMPACTO DOS SERVIÇOS DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Erros de Medicação, Efeitos adversos, Problema RElacionado ao Medicamento, Farmácia Clínica, unidade de terapia intensiva.

Pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) possuem um risco aumento no desenvolvimento de eventos adversos relacionados a medicamentos, isso acontece devido às suas condições clínicas dos pacientes e a mudança constante da farmacoterapia. Esses erros podem ocorrer em diferentes etapas do processo de assistência ao paciente, desde a prescrição até a sua administração. A inclusão do farmacêutico clínico nessas unidades de cuidado intensivo impacta na melhoria dos resultados dos pacientes, devido à redução significativa nos erros de medicação. Apesar de existirem estudos na literatura sobre a sistematização dos serviços farmacêuticos, bem como seus impactos no cuidado ao paciente, no Brasil, ainda são escassas publicações desse contexto. Com isso, esse estudo tem como objetivo avaliar os impactos dos serviços de farmácia clínica prestados as Unidades de Terapia Intensiva Adulta. Foi realizada uma busca e análise de informações por meios bibliográficos fundamentados em artigos científicos. As bases de dados selecionadas foram: Scielo, Cochrane, Scopus, LILACS, Pubmed, Web of Science, Embase e Medline. As estratégias da pesquisa para obtenção das informações foram utilizando as seguintes palavras-chaves: A estratégia de busca foi realizada por meio da combinação das principais palavras-chave: “drug related problem”, “medication related problem”, “adverse drug reaction”, “adverse drug event”, “drug therapy problem”, “medication errors” “intensive care unit”. Após a análise foram selecionados 28 estudos, destes, foram avaliados os serviços farmacêuticos relacionados ao cuidado ao paciente (85%), a gestão (14,3%) e a educação continuada aos profissionais de saúde (4%).  No total, estavam envolvidos 4.490 pacientes e foram realizadas 10.438 intervenções farmacêuticas. Dos tipos de erros mais frequente estavam erros de prescrição envolvendo ajuste de dose, manejo de diluição e identificação de interações medicamentosas. Dos estudos que apresentaram custo-benefício e educação aos profissionais, foram relatadas a importância do farmacêutico na unidade. Logo, as diversas possibilidades de atuação e intervenções do farmacêutico contribuem para redução de danos ao paciente, uso racional de medicamentos, desta forma, garantindo uma assistência segura aos pacientes.

Presidente - 1331191 - SABRINA JOANY FELIZARDO NEVES
Interno(a) - 1553302 - IRINALDO DINIZ BASILIO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO - UFS
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 09:46