PPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Telefone/Ramal: (82) 32141792

Banca de DEFESA: LARISSA COSTA SANTOS

DISCENTE : LARISSA COSTA SANTOS
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Farmacêuticas

CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DE UM INIBIDOR DE PROTEASE DA LARVA DO INSETO Tribolium castaneum

Tribolium castaneum, inibidor enzimático, caracterização bioquímica, besouro da farinha.

Inibidores de protease são substâncias que possuem a capacidade de regular a ação das proteases, bloqueando sua atividade catalítica. Muitos desses inibidores são produzidos naturalmente pelo organismo visando manter a homeostase. Os inibidores de protease têm sido objeto de estudo devido ao seu potencial biotecnológico no controle de pragas, indústria de alimentos, pesquisa de novos medicamentos e também para aumentar a compreensão dos mecanismos de inibição. O presente trabalho teve o objetivo de investigar a atividade inibitória e as características bioquímicas de um inibidor de protease presente no inseto Tribolium castaneum. A primeira etapa foi identificar em qual fase do ciclo de vida do inseto há uma maior produção do inibidor, depois para aprimorar a pureza da amostra, o extrato foi submetido as técnicas de purificação, como precipitação salina e sistemas aquosos bifásicos e trifásicos. Após a escolha da melhor técnica a amostra foi submetida a ensaios de resistência ao pH e a temperatura, influência de sais metálicos e estabilizantes, também foi testada a ação contra o fungo fitopatogênico Amphobotrys ricini. O estudo revelou a presença do inibidor nas fases de larva, pupa e adulto, com destaque para a fase larval, que demonstrou mais de 40% de atividade inibitória. O método que foi mais eficiente para a redução de contaminantes na amostra foi o sistema aquoso trifásico com isopropanol. A atividade do inibidor permaneceu estável nas temperaturas de 40 a 70º C, mas manteve sua atividade mesmo em altas temperaturas, se manteve estável também em uma ampla faixa de PH (5-10). Além disso, a atividade do inibidor foi influenciada por diferentes sais metálicos e diversos estabilizantes, com BSA e Gelatina potencializando notavelmente a atividade inibitória. Por fim, foi observada uma diminuição da velocidade de crescimento do fungo fitopatogênico Amphobotrys ricini. Estes resultados destacam o uso potencial do inibidor de protease endógeno do inseto T. castaneum, podendo também contribuir para a compreensão das propriedades dos inibidores de insetos e mecanismos de regulação enzimática.

Presidente - 1653558 - LUCIANO APARECIDO MEIRELES GRILLO
Interno(a) - 3509820 - MARIA ALINE BARROS FIDELIS DE MOURA
Externo(a) ao Programa - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 08:34