PPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Telefone/Ramal: (82) 32141792

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VICTOR LESSA DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOAO VICTOR LESSA DE OLIVEIRA
DATA : 03/02/2023
LOCAL: Sala 205 do PPGCF

INVESTIGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DA PRÓPOLIS MARROM DA REGIÃO DE UNIÃO DOS PALMARES ALAGOAS

Palavras-chave: Própolis Marrom. Composição Química. Flavonóides. Flavonas. Atividade antibacteriana. Atividade antioxidante.

Própolis, termo que designa o material resinoso processado por abelhas a partir de diferentes fontes botânicas, possui composição química complexa, sendo, por esse motivo, bastante importante no desenvolvimento de produtos na indústria farmacêutica e cosmética. Em Alagoas são evidenciadas as própolis do tipo marrom e vermelha da região dos mangues de Alagoas, sendo esta, de origem botânica definida. O estudo da composição química da própolis marrom da região de União dos Palmares vem sendo o motivo de estudo neste trabalho. O estudo de composição química está sendo realizado através de diferentes técnicas analíticas e métodos analíticos como estudos de impressão digital (fingerprint) e possível origem botânica usando técnicas de HPLC-DAD-UV, LC-Orbitrap-FTMS, ensaios químicos de flavonóides totais e atividade antioxidante, bem como ensaio microbiológico de Concentração Inibitória Mínima. A pesquisa consistiu na coleta da própolis marrom do município de União dos Palmares (PMUP) para extração no período entre setembro de 2019 a agosto de 2021. Coletou-se quantidade entre 38 e 91g de amostra in natura de apiários próximos ao município de União dos Palmares. O método extrativo escolhido para a PMUP foi o de maceração, em dois ciclos de 48h, empregando-se 15 g de PMUP e, para cada ciclo, 50 ml de solução hidroetanólica a 92,8 ºGL. Os extratos foram reunidos e concentrados para obter um extrato bruto livre de solvente. Os extratos brutos 5 (mês de janeiro/2021) e 12 (mês de julho/2021) foram armazenados em freezer até o momento dos ensaios de flavonoides totais, atividade antioxidante por DPPH, ensaios microbiológicos e ensaio de perfil cromatográfico. Um estudo de isolamento de marcadores principais da própolis marrom foi realizado com amostra de própolis marrom de outubro de 2019 que foi submetida a particionamento usando extração líquido-líquido para obter fases hexano, hexano-acetato (9:1), hexano-acetato (7:3) e fração diclorometano. A fase diclorometano foi submetida a cromatografia em coluna de celulose como suporte sólido e metanol:H2O acidificada com ácido acético (1%) para obter frações entre 0% de metanol e 100% de metanol. As frações MeOH10%, MeOH20%, MeOH30% e MeOH45% foram submetidas a HPLC-UV semi-preparativo para isolamento de 2 marcadores principais (pinocembrina e naringenina) da própolis marrom de União dos Palmares (PMUP) que foram identificados e confirmados por LC-Orbitrap-FTMS e RMN 1H e 13C. Os extratos brutos de PMUP apresentaram teor de flavonóides totais 0,5 a 2% baseado no padrão de quercetina e alta atividade antioxidante com percentual de sequestro do radical livre DPPH entre 80 e 90%. O ensaio microbiológico usando as cepas Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Candida albicans, Trichophyton mentagrophytes e Microsporum canis mostrou CIM entre 32 a 1024 µg/mL para fração MEOH20% e CIM entre 16 e 256 µg/mL para fração MEOH35%.

Interno(a) - 1547952 - EURICA ADELIA NOGUEIRA RIBEIRO
Externo(a) à Instituição - JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS - IFAL
Externo(a) ao Programa - 4425539 - JOSE RUI MACHADO REYS
Interno(a) - 1488396 - TICIANO GOMES DO NASCIMENTO