PPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Telefone/Ramal: (82) 32141792

Banca de DEFESA: LAISA CAROLINA GOMES DE BULHOES

DISCENTE : LAISA CAROLINA GOMES DE BULHOES
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Sala 204 do PPGCF

Syzygium aromaticum, atividade antioxidante, gelificação iônic, liofilização, alginado de sódio.

Os óleos essenciais são substâncias complexas que possuem em sua composição diversos constituintes que conferem a esses óleos atividades biológicas.O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma planta arbórea da família Myrtaceae que vem sendo utilizada na medicina desde os tempos antigos, possuindo uma atividade antioxidante, anestésica, inseticida e antimicrobiana.As técnicas de encapsulação são muito utilizada para a produção de fármacos, dando a esses produtos uma maior estabilidade protegendo os princípios ativos contra fatores extrínsecos e intrínsecos. A técnica de encapsulação por gelificação iônica consiste numa na produção de esferas por interações eletroestáticas entre polímeros iônicos e íons com cargas diferentes, afim de formar uma rede tridimensional, para o aprisionamento do composto ativo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver glóbulos de alginato carreados com óleo essencial de cravo-da-índia através da técnica de gelificação iônica, identificar e quantificar o principal marcador do óleo essencial de cravo, quantificar os fenóis totais e avaliar o potencial antioxidante e caracterizar termicamente os glóbulos de alginato carreados com o óleo essencial de cravo-da-índia. Os glóbulos foram obtidos pela técnica de gelificação iônica. O óleo essencial e glóbulos foram avaliados quanto a atividade antioxidante pelos métodos de DPPH. A quantificação dos fenóis totais foi feita pelo método de Folin-Ciocalteau. A identificação e a quantificação do principal marcador do óleo foram feitas por CG-EM. As estabilidades termogravimétricas dos glóbulos foram avaliadas pelo TGA e DSC. Foram encontrados respectivamente no óleo essencial e glóbulos de alginato a 1% e 2% teores de 1190,66, 714,84 e 433,43 mg EAG g-1 de compostos fenólicos totais. O método antioxidante DPPH foram observadas atividades elevadas onde no OE o percentual foi de 28,16% a 80,27% e nos glóbulos de alginato a 1% 12,90%a 59,36%, glóbulos de alginato a 2% 11,19% a 31,79%. O eugenol foi o composto majoritário do óleo essencial com um teor de 83,73. A eficiência de encapsulação foi de 7,12% na formulação de alginato 1% e de 10,22% na formulação de alginato 2%.Os glóbulos apresentaram com aparência translúcida, enquanto aquelas com o óleo apresentaram-se com coloração opaca, mais próxima ao branco. A análise térmica demostrou uma boa estabilidade para os glóbulos. O processo de gelificação iônica obteve êxito dando uma maior estabilidade térmica ao óleo essencial de cravo, mantendo suas propriedades biológicas.

Interno(a) - 1553302 - IRINALDO DINIZ BASILIO JUNIOR
Externo(a) ao Programa - 4425539 - JOSE RUI MACHADO REYS
Interno(a) - 1488396 - TICIANO GOMES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 08:03