Descrição e análise da argumentação no texto oral de alunos do ensino fundamental
Concebendo a língua em suas dimensões interacional e discursiva e seu
domínio como condição para a efetiva participação social dos indivíduos, faz-se
necessário que, em seu ensino, sejam adotadas práticas que articulem tanto a
modalidade oral como a escrita, uma vez que no contexto de práticas sociais e
culturais elas são atividades interativas e complementares. Fundamentados
nos estudos de Marcuschi (2001), Antunes (2003), Fávero, Andrade e Aquino
(2000 e 2013), Crescitelli e Reis (2013), Bentes (2013) e Aquino (2015), entre
outros, esta pesquisa defende a necessidade de se trabalhar na escola práticas
orais que possibilitem o desenvolvimento de uma consciência acerca da
importância da tomada da palavra em público, fazendo perguntas, solicitando
explicações e tecendo comentários. Além disso, os alunos apresentam
dificuldades na exposição oral de pontos de vista, contrapontos e argumentos
nos momentos de discussão dos textos em classe, sobretudo nos de caráter
argumentativo, interferindo no desenvolvimento das aulas em que o texto
falado tenha predominância. Dessa forma, este trabalho apresenta as
seguintes questões de pesquisa: De que modo o ensino da modalidade oral da
língua é tratado em documentos oficiais e em livros didáticos de Língua
Portuguesa? Quais são os aspectos constitutivos, as estratégias de construção
e condições de produção do texto falado? Quais estratégias interacionais e
argumentativas são utilizadas por alunos em práticas de atividades de
produção de textos orais? O presente trabalho tem como objetivo analisar os
procedimentos ou estratégias argumentativas utilizadas por estudantes do
ensino fundamental na exposição oral ou na defesa de ponto de vista e como
objetivos específicos analisar o espaço da oralidade nos documentos oficiais e
em livros didáticos de Língua Portuguesa de 9º ano do ensino fundamental,
descrever os aspectos e elementos que constituem a organização do texto
falado e identificar estratégias argumentativas, teses e argumentos utilizados
por alunos na produção de textos orais. A proposta de intervenção será
desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da
rede pública de Alagoas por meio de oficinas em que será abordado o gênero
exposição oral. Como instrumentos para coleta de dados serão utilizados
questionários, diários de campo, gravação e transcrição dos textos orais
produzidos pelos alunos-colaboradores.
Oralidade. Produção de textos orais. Argumentação.