Banca de QUALIFICAÇÃO: MANNUELLA YARA EMERY COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MANNUELLA YARA EMERY COSTA
DATA: 17/07/2020
LOCAL: UFAL - Plataforma on-line

A semiótica discursiva e a compreensão textual no livro didático de português do 6 ano do ensino fundamental.

O livro didático tem sido uma ferramenta imprescindível no trabalho de compreensão textual em sala de aula. Atualmente esse material está sendo construído e pensado a partir de uma concepção de linguagem multissemiótica, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que visa direcionar a educação a aprendizados essenciais a partir do desenvolvimento de determinadas competências nos alunos. Porém, a forma como a compreensão textual é explorada no livro didático de português (LDP) e na BNCC, apesar de constituir uma concepção de texto semiótica, ou seja, com base na significação de textos materializados em diferentes signos, ainda contém uma estrutura de análise voltada à linguística textual, especialmente ao estudo dos gêneros textuais. Esses materiais deixam de lado o que as teorias semióticas têm a oferecer em suas metodologias de construção de significados. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar a proposta de compreensão textual presente no LDP Tecendo Linguagens, IBEP, 2018, 6º ano, a partir dos pressupostos da semiótica discursiva greimasiana, especificamente dos procedimentos de tematização e figurativização. Assim, serão selecionadas atividades para serem aplicadas e analisadas, a fim de verificar como se dá o percurso gerativo de sentido presente na construção e idealização da proposta didática referente à compreensão textual do livro analisado. Portanto, as atividades de compreensão textual do LDP e as respectivas respostas dos alunos são os discursos analisados, constituindo o corpus da pesquisa. É importante ressaltar que, de forma alguma, o objetivo do trabalho seja comparar ou diminuir práticas metodológicas de teorias específicas, visto que os dados a respeito da qualidade do ensino e da leitura na maior parte do território brasileiro têm permanecido abaixo da média esperada, apesar da inserção de diferentes pedagogias e ideologias em sala de aula. Certamente a melhoria da qualidade do ensino de língua portuguesa no país, principalmente do nível da compreensão textual dos alunos, depende de uma série de fatores estruturais, políticos e econômicos, a priori. Portanto, esta pesquisa tem como perspectiva teórica discutir formas de conceber a construção de significados nos textos a partir de uma metodologia ainda pouco explorada pelas escolas.

PALAVRAS-CHAVE:

LDP. Compreensão Textual. Semiótica Discursiva. BNCC.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Presidente - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES