Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ GOMES DOS SANTOS FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA JOSÉ GOMES DOS SANTOS FARIAS
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Modo remoto

Propostas de Letramentos em Olho d’Água das Flores: caminhos para uma revisão da prática docente a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem

A Banca Examinadora deverá ser constituída pelos seguintes professores:

- Profa. Dra. Andréa da Silva Pereira (PROFLETRAS/UFAL - orientadora/presidente)

- Prof. Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)

- Profa. Dr. Luiz Fernando Gomes (PROFLETRAS/UFAL)

Suplente:

- Profa. Dra. Adna de Almeida Lopes (PROFLETRAS/UFAL)

A data da referida avaliação foi acordada entre os membros para o dia  30 de julho de 2020, excepcionalmente de maneira remota..

O presente trabalho propõe uma discussão sobre os resultados parciais de uma proposta pedagógica de leitura e escrita desenvolvida em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal localizada em Olho d’ Água das Flores, município de Alagoas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, apontou para a necessidade de a professora-pesquisadora fazer uma revisão de sua prática docente que se encontra cristalizada em uma concepção de trabalho com leitura e escrita desconectada dos elementos de tempo e espaço em que tais atividades estão inseridas, desconsiderando a historicidade dos alunos sujeitos com o contexto. O objetivo estabelecido da fase exploratória foi o de refletir sobre o processo de revisão da prática docente da professora-pesquisadora da presente pesquisa, a partir do trabalho pedagógico com os letramentos que considera a língua portuguesa como forma de enunciados concretos e únicos mobilizados por participantes cujo interesse é o da sua socialização no mundo, para além do domínio técnico da leitura e da escrita. E busca responder às seguintes questões de pesquisa: a) tomando a concepção bakhtiniana da linguagem, quem são alguns dos meus principais interlocutores, reais e discursivos, no contexto escolar da sala de aula? b) a minha prática docente tem possibilitado aos meus alunos uma compreensão da fala viva? Que tipo de falante meu aluno tem se tornado a partir de sua ativa posição responsiva em relação às minhas aulas? c) O trabalho com diferentes práticas de linguagem, incluindo as digitais, pode contribuir para desencadear o papel ativo dos meus alunos diante do mundo? Desencadeada a crise decorrente da pandemia provocada pelo coronavírus, que emergiu em dezembro de 2019, classificado cientificamente como SARS-COV-2, as atividades planejadas como pesquisa de campo da fase exploratória foram interrompidas. Após um recesso forçado, uma nova proposta pedagógica coletiva precisou ser colocada em prática por todas as escolas da rede pública da cidade, assim como ocorreu com diferentes cidades de todos os estados e países de todo o mundo, incluindo as brasileiras, em uma modalidade de ensino - que se convencionou chamar de ensino remoto - para lidar com a situação emergencial provocada pela pandemia. Buscando adaptar nossa orientação teórico-metodológica de pesquisa a essa nova realidade emergencial, mantivemos tanto objetivo quanto questões de pesquisa da fase metodológica de exploração, acrescentando um novo objetivo em resposta à situação emergencial: elaborar atividades pedagógicas paralelas para serem desenvolvidas com os alunos de modo remoto, a fim de estabelecer um diálogo, que pode ser de fusão, de complementação ou de polêmica, com as atividades pedagógicas oficiais, de modo a manter a orientação teórico-metodológica para o trabalho com os letramentos em perspectiva social.  É nossa meta submeter essa proposta pedagógica emergencial à banca de qualificação.

PALAVRAS-CHAVE:

Palavras-chave: dialogismo – etnografia - ensino remoto - letramentos sociais

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno(a) - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES
Externo(a) ao Programa - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Notícia cadastrada em: 13/07/2020 18:23
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 03/05/2024 22:49