Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA SOARES SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CRISTINA SOARES SOUTO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Ambiente virtual

DESAFIOS PARA O USO DO APLICATIVO WHATSAPP EM AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACEIÓ: FAZENDO RAP SOBRE O CORONA VÍRUS

Essa pesquisa propõe apresentar dados e discutir sobre a utilização de tecnologias digitais, notadamente, o aplicativo WhatsApp para o ensino de LP no contexto emergencial da quarentena do coronavirus. Emergencial, porque o uso de tecnologias digitais foi a opção praticamente obrigatória que nos foi proposta como uma maneira de dar continuidade com as aulas. Por essa razão, meu projeto de pesquisa já em andamento foi adaptado para os tempos da quarentena. A ideia de dar voz aos alunos trabalhando com a produção de músicas de rap, uma paixão entre eles, foi mantida, porém, as questões tiveram que ser adaptadas, assim como a metodologia da pesquisa. Trago, portanto como problema de pesquisa o despreparo de escola, gestores, professores e alunos sobre o uso de tecnologias atuais na educação e as seguintes questões: a) Acostumados a utilizar o WhastApp para atividades não escolares, como os alunos realizarão as atividades de pesquisa, leitura, interação em pequenos grupos para realização dos trabalhos?  b) Do lado da professora, do ensino, pergunto: quais as dificuldades encontradas para a preparação, entrega e gerenciamento das aulas junto aos alunos? Ao final, o que professora e alunos podem dizer sobre essa experiência de ensino e de aprendizagem mediada por tecnologias digitais? d) Que outras competências e habilidades foram adquiridas além daquelas previstas nas atividades?  A pesquisa ainda não traz dados, pois foi necessário reformular o antigo projeto, de modo que este que ora apresento está em seus primeiros passos.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino de Jovens, Adultos e Idosos; Ensino de L P; uso de tecnologias na educação; Hip Hop.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Presidente - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES