Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE DAYSE BARBOSA SOUSA MAGALHAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANNE DAYSE BARBOSA SOUSA MAGALHAES
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Fale

Análise do Discurso na formação de leitores/as: desnaturalizando as evidências de sentidos produzidas pelas fake news

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida no Profletras com o objetivo de analisar os gestos de leitura dos(as) alunos(as) do nono ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Girau do Ponciano/AL sobre os efeitos de evidências de sentido produzidas pelas Fake News que circularam sobre o novo coronavírus no ano de 2020. A pesquisa buscou criar estratégias de leitura capazes de identificar Fake News e problematizar os gestos de interpretação que levam tantas pessoas a caírem facilmente nessa rede de notícias falsas.  Partimos do pressuposto que cabe à escola o papel de formar leitores críticos e isso implica problematizar a leitura superficial e acrítica advinda da chamada era digital. Assim, o(a) professor(a), especialmente de Língua Portuguesa, precisa criar estratégias para a formação de leitores(as) críticos(as) na era da proliferação das Fake News. Nossa metodologia é de cunho qualitativo e se realizou enquanto pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados a partir dos conceitos da Análise do Discurso. Para tanto, este trabalho teve como base teórica os(as) seguintes autores(as): Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2014). Como resultado, observamos que 85% dos(as) alunos(as) se informam através de redes sociais e, somente, 7,5% se consideram bem informados(as). Com o desenvolvimento das atividades que discutiam e analisavam a constituição, a formulação e a circulação de sentidos advindos das Fake News, os(as) alunos(as) concluíram pela importância de uma leitura crítica capaz de combater a disseminação de notícias falsas.

PALAVRAS-CHAVE:

Análise do Discurso; Fake News; Formação de leitores; Ensino fundamental.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Interno(a) - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interno(a) - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA