Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANA PATRÍCIA SOARES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LIDIANA PATRÍCIA SOARES SANTOS
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Fale-Ufal

A FRASEOLOGIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Esta pesquisa foi motivada pela dificuldade comumente apresentada pelos estudantes do ensino fundamental em compreender textos devido à restrição vocabular que lhes compromete não só a compreensão textual, mas também a produção de textos orais e escritos. Sabe-se que o ensino explícito do vocabulário é pouco praticado nas aulas de  Língua Portuguesa, diferentemente do que ocorre no ensino das línguas estrangeiras. Por isso, também no ensino da língua materna, convém pensar-se em atividades didáticas significativas que abranjam não apenas o estudo das palavras isoladamente, como também de “palavras e suas companhias” (Leffa, 2000) e em unidades frasais, tal como ocorre no âmbito da Fraseologia. Assim, a pesquisa-ação aqui apresentada pretende propiciar uma experiência de intervenção didática com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento da  competência lexical dos estudantes por meio do ensino-aprendizagem de elementos da Fraseologia, especificamente as expressões idiomáticas, visando também ao desenvolvimento da sensibilidade metafórica necessária à leitura inferencial. Os dados para análise da experiência didática virão dos resultados dos exercícios de aplicação em atividades como testes, atividades significativas e até lúdicas utilizando-se textos, exercícios, testes, jogos, envolvendo frases, textos lacunados, e outras atividades já testadas e aprovadas no ensino de línguas estrangeiras e perfeitamente adaptáveis ao ensino de língua portuguesa.      A base teórica da pesquisa fundamenta-se em autores da área da Lexicologia (Polguère, 2018),  da Fraseologia (Burger (1998) e de Expressões Idiomáticas (Tagnin, 1989) e Ferrarezi Jr. (2008).

PALAVRAS-CHAVE:

Palavras-Chave: lexicologia; fraseologia; ensino de vocabulário; expressões idiomáticas

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 12:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 03/05/2024 20:30