Conexões sonoro-poéticas drummonianas: propostas de experiências de leituras literárias para escola pública de ensino fundamental
Esta pesquisa parte da premissa de que o estímulo à arte, em especial à literatura, desperta o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita literária, o que suscita a elaboração de um projeto em que o ensino e o estudo da literatura sejam compreendidos como uma experiência fundamental e singular, não minorizada ou apagada do contexto escolar. Assim, a contribuição deste projeto segue na perspectiva da participação dos/as educandos/as na performance da voz. Nesse sentido, será formulada uma proposta de incentivo à leitura literária através das releituras e vocalização performática de poemas selecionados com o objetivo de promover o letramento literário e contribuir na formação de um sujeito autônomo e crítico de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Trata-se, pois, de uma abordagem da pesquisa-ação e tem como procedimento básico a realização de oficinas para propiciar a experiência estética a partir da vocalização dos textos escolhidos e produzidos, bem como promover a formação de um sujeito crítico capaz de transformar a realidade na qual ele está inserido. Desta feita, foram selecionados os poemas: “Sentimental”, “José”, “Infância”, “No Meio do Caminho” e “Poema de Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade. Adotar-se-á como fundamentação teórica autores como Cosson (2006), Zumthor (2018), Pinheiro (2018), Souza (2011), Candido (1988), Freire (2019), Lajolo (1999), Zilberman (1984/2009), Mortatti (2004) entre outros.
Palavras-chave: Poemas. Carlos Drummond de Andrade. Performance da voz. Oficinas de leitura. Letramento literário.
Poemas. Carlos Drummond de Andrade. Performance da voz. Oficinas de leitura. Letramento literário.