Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARIA PRAXEDES LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CLAUDIA MARIA PRAXEDES LEAL
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Online - Plataforma RNP

Conexões sonoro-poéticas drummonianas: propostas de experiências de leituras literárias para escola pública de ensino fundamental

Esta pesquisa parte da premissa de que o estímulo à arte, em especial à literatura, desperta o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita literária, o que suscita a elaboração de um projeto em que o ensino e o estudo da literatura sejam compreendidos como uma experiência fundamental e singular, não minorizada ou apagada do contexto escolar. Assim, a contribuição deste projeto segue na perspectiva da participação dos/as educandos/as na performance da voz. Nesse sentido, será formulada uma proposta de incentivo à leitura literária através das releituras e vocalização performática de poemas selecionados com o objetivo de promover o letramento literário e contribuir na formação de um sujeito autônomo e crítico de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Trata-se, pois, de uma abordagem da pesquisa-ação e tem como procedimento básico a realização de oficinas para propiciar a experiência estética a partir da vocalização dos textos escolhidos e produzidos, bem como promover a formação de um sujeito crítico capaz de transformar a realidade na qual ele está inserido. Desta feita, foram selecionados os poemas: “Sentimental”, “José”, “Infância”, “No Meio do Caminho” e “Poema de Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade. Adotar-se-á como fundamentação teórica autores como Cosson (2006), Zumthor (2018), Pinheiro (2018), Souza (2011), Candido (1988), Freire (2019), Lajolo (1999), Zilberman (1984/2009), Mortatti (2004) entre outros.

Palavras-chave: Poemas. Carlos Drummond de Andrade. Performance da voz. Oficinas de leitura. Letramento literário.

PALAVRAS-CHAVE:

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Presidente - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Externo(a) ao Programa - 1846415 - JUSCINEY CARVALHO SANTANA
Externo(a) à Instituição - FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 17:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 03/05/2024 16:12